Um bom funcionamento dos intestinos é fundamental para a qualidade de vida de qualquer pessoa, afinal ele está sempre em atividade, cumprindo seu fundamental papel no sistema digestivo. Problemas como intestino preguiçoso, constipação e outros incomodam bastante, pois deixam a pessoa com uma sensação constante de desconforto. Uma alimentação cotidiana saudável e balanceada é o melhor remédio para regular a atividade intestinal, mas algumas receitas podem acelerar esse processo.
Cáscara sagrada deve ser consumida com moderação
Dentre as diversas medidas caseiras para ajudar no funcionamento dos intestinos, uma das mais conhecidas e indicadas é a cáscara sagrada. Essa é uma planta com propriedades medicinais que certamente vai ajudar.
Se o seu sistema digestivo não funciona direito, use cinco colheres das de sopa de pó da casca de cáscara sagrada e uma garrafa de vinho branco. Misture o pó ao vinho e deixe de molho (em maceração) por dez dias. Depois deste período, coe e beba um cálice, todas as noites, antes de deitar. A mistura deve ser ingerida até que você perceba que suas funções digestivas estão funcionando normalmente.
Mas, fique atento: só tome a mistura quando realmente houver constipação, pois a cáscara sagrada pode danificar as terminações nervosas dos intestinos. Grávidas e mulheres que amamentam não devem tomar.
Frutas e grãos regulam o intestino
Se o seu sistema digestivo é muito sensível e você não quer correr o risco de irritá-lo, há alternativas de substâncias mais suaves, que podem ser consumidas por um tempo mais prolongado. Entre elas, a tanchagem, cujos grãos são ótimos para tratar a constipação crônica. No universo das frutas, o figo é uma que tem ação laxante.
Outro grão que pode ser ótimo aliado para um pleno funcionamento dos intestinos é a linhaça – que ainda traz diversos outros benefícios a nossa saúde humana. Frutas, legumes, saladas cruas, aveia e cereais integrais também são garantia de uma dieta com mais fibras, que regulam a atividade intestinal.
Estes alimentos ajudam a aumentar o bolo fecal e atuam na diminuição do tempo de trânsito intestinal. Também inclua em sua dieta mamão ou laranja com bagaço. Nas duas principais refeições – almoço e jantar – coma sempre uma porção de verduras e de legumes. As frutas devem ser consumidas no café da manhã e no lanche.
Você pode potencializar esses benefícios unindo dois ou mais desses alimentos. Uma ótima combinação é juntar a linhaça e o mamão. Use meio mamão, um copo de água, uma colher de sopa de linhaça e mel ou açúcar a gosto. No liquidificador, bata o mamão e a água, depois adicione a linhaça e adoce.
Este suco não tem contraindicações e pode ser consumido por bebês e crianças que sofrem de intestino preso. Para os pequenos, o ideal é que não seja adoçado.
Outra fruta bastante indicada para a prisão de ventre é a ameixa preta, que também pode ser um delicioso ingrediente para outro preparado no combate ao intestino preso. A fruta tem propriedades laxativas e depurativas, estimulando a atividade intestinal. Pique três ameixas pretas e misture em um pote de iogurte natural. Tome todos os dias, no café da manhã.
Hidratando o intestino
Além da alimentação, a hidratação constante é fundamental para o bom funcionamento do intestino, afinal as fezes são compostas por cerca de 80% de água. A água hidrata o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado. O ideal é ingerir em torno de dois litros de água por dia.
Fique atento às quantidades de bebidas com cafeína, como mate, chá verde, café e refrigerantes à base de cola. Beba-as com moderação, pois elas desidratam as fezes e deixam o intestino lento.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!