Já passou por alguma situação em que preferiu não abrir a boca para não causar uma má impressão? Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, cerca de 40% dos brasileiros tem mau hálito.As causas variam, podendo ser desde problemas de higiene a alguma doença estomacal. A notícia boa é que existem muitos truques caseiros que prometem acabar com esse mal.
Bons hábitos para evitar o mau hálito
Para começar, é muito importante escovar os dentes depois de cada refeição, sem esquecer da língua. Ao escová-la, acrescente um pouco de bicarbonato de sódio, depois chupe um pedaço de limão, e o mau hálito desaparecerá por um tempo. Não se esqueça do fio dental, porque muitas vezes o mau cheiro provêm dos restos de comida que ficam entre os dentes. Passe-o pelo menos uma vez por dia.
Feito isso, use o enxaguante bucal, que pode ser feito na sua casa, sem álcool e contendo substâncias que deixarão sua boca cheirosa e saudável. Você precisará de um copo com água filtrada e fervida e os óleos essenciais de melaleuca, hortelã-pimenta e cravo. Antissépticos naturais, eles contêm propriedades que combatem aftas e dor de dente. Adicione duas gotas de cada óleo na água e bocheche após a escovação.
Receitas caseiras para higiene bucal
Beber água é essencial para evitar o mau hálito, que pode ser desencadeado pela secura da boca. Chás também podem ser úteis, tanto para a hidratação da boca, quanto para o odor. O chá de guaçatonga (também conhecido como cafezinho-do-mato) tem propriedades antissépticas, bactericidas e diuréticas.
Para essa receita você vai precisar de 1L de água e duas colheres (sopa) de folhas de guaçatonga. Coloque a água no fogo e, quando estiver fervendo, acrescente as folhas medicinais. Tampe a panela, deixe descansar por 10 minutos e coe. Beba de três a quatro vezes por dia.
Mas atenção! Gestantes não devem consumir esse chá, pois a planta impulsiona a contração do útero, podendo ocasionar um aborto. Chás verde, preto, de losna, cravo da índia, zedoária, hortelã e anis estrelado também funcionam no combate ao mau hálito.
Além do enxaguante bucal, há algumas outras fórmulas para se lavar a boca. Ferva três ramos de sálvia, dois de tomilho e dois limões sem casca por cerca de cinco minutos. Faça bochecho com a mistura três vezes ao dia. Se preferir um tratamento menos trabalhoso, pegue um copo de água morna e misture com meio copo de vinagre, sal a gosto e três folhas de hortelã e gargareje todos os dias, antes de escovar os dentes.
Alimentos também podem combater o mau hálito
Alguns alimentos que ajudam a diminuir o mau odor são a maçã, cenoura e pepino, que complementam a limpeza feita pela pasta enxaguante e fio dental. O gengibre atua como adstringente natural, por isso carregue sempre uma bala consigo. Mastigar folhas de hortelã acelera a digestão, além de deixar um frescor na boca.
É possível que seu mau hálito não seja causado por cáries, restos de comida ou qualquer bactéria presente na boca. Nesse caso, ele pode ter se originado devido a algum problema no esôfago ou estômago, como a gastrite, estresse, inflamação na garganta, entre outros. O ideal é sempre procurar um médico para ter certeza.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!