Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para a limpeza do cólon

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

Há quem associe a limpeza do cólon a processos dolorosos ou incômodos. No entanto, é possível realizar o procedimento em casa mesmo, com remédios caseiros simples de preparar. A maioria dessas remédios são elaboradas a partir de ingredientes que podem ser encontrados na sua cozinha ou jardim. Não há mistério e o resultado é mais saúde e qualidade de vida.

limpeza-do-colon

Muitas soluções caseiras, simples e naturais ajudam na limpeza do cólon. Foto: iStock, Getty Images

Óxido de magnésio para limpeza do cólon

Uma das substâncias mais utilizadas para a limpeza do cólon é o óxido de magnésio. Ele deve ser diluído em água e é capaz de promover a limpeza de resíduos acumulados durante anos. Esta substância leva grandes concentrações de oxigênio aos intestinos, agregando benefícios à flora intestinal. Ainda previne o desenvolvimento de bactérias nocivas ao organismo, que podem causar complicações.

Sal e água

O sal é outro aliado na limpeza do cólon.Tome dois copos de água com uma colher de sal bem cheia em cada um deles. Esta solução bem caseira deve ser tomada logo de manhã. O efeito se dará no meio da tarde, portanto, é importante que você esteja preparada para várias idas ao banheiro a partir de então.

Profissionais da saúde apontam a água morna também como uma boa opção para regular o valor do pH no intestino. Ela é capaz de fornecer calor suficiente para acelerar o metabolismo. Há especialistas que sugerem apenas a ingestão de água morna durante todo o dia. Nessa temperatura,, a água é um excelente agente de limpeza intestinal, proporcionando alívio e bem-estar.

Também é aconselhável ingerir muitas frutas cítricas e beber muita água durante uma semana. Outra fruta ótima é a melancia, que é rica em água e pode ser ingerida juntamente com as suas sementes..

Psyllium e linhaça também ajudam na limpeza do cólon

Você conta com muitas ervas que são bastante eficazes na limpeza intestinal. Elas se apresentam em forma de pó, de chás ou ainda como suplementos, e podem ser encontradas em casas especializadas que vendem produtos naturais. A Psylium é uma destas ervas e tem grandes propriedades laxantes, atuando diretamente na limpeza intestinal.

A semente de linhaça é outra excelente alternativa para a limpeza do cólon,pois ela aumenta o volume intestinal e os movimentos peristálticos, que ajudam nas funções do intestino. Consuma a semente triturada em iogurtes e saladas ou em vitaminas preparadas com frutas. Sob orientação especializada, você pode usar fibras como suplementos em sua dieta.

Atenção às cólicas

Seja qual for o método escolhido para a limpeza do cólon, preste sempre muita atenção em como seu organismo vai reagir. Caso tenha cólicas dolorosas com muita diarreia por mais de dois dias, procure imediatamente orientação médica. Siga tomando muita água para evitar a desidratação e não pare de consumir alimentos ricos em fibras, que fazem milagres no funcionamento do corpo.