Remédios Caseiros

Trate a anemia com soluções caseiras

Por Redação Doutíssima 12/10/2014

A anemia é uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido a uma carência em um ou mais nutrientes essenciais, que podem ser minerais, proteínas ou vitaminas. Ela pode ser caracterizada como aguda ou crônica, adquirida ou hereditária. Um médico deve sempre ser consultado em qualquer um desses casos, mas há muitas receitas caseiras que podem ajudar, dependendo de cada caso.

anemia

A anemia pode ser comum, hemorrágica, hemolítica ou perniciosa. Foto: iStock, Getty Images

Sucos de frutas e legumes são ótimos para combater a anemia

A beterraba, por exemplo, é um alimento extremamente saudável, com um valor nutricional enorme. Junto de outras frutas e verduras como a laranja e a cenoura, é uma ótima alternativa natural para combater a anemia. Para preparar um suco poderoso, você vai precisar de 150 gramas de beterraba crua ou cozida – aproximadamente duas fatias bem grossas -, uma cenoura pequena crua e duas laranjas com muito suco.

A beterraba e a cenoura devem ser trituradas na centrífuga, processador de alimentos ou liquidificador, a para que o seu suco seja extraído ao máximo. Em seguida, acrescente a mistura ao suco puro de laranja e tome logo a seguir, antes das refeições. Dessa forma, garante-se o aproveitamento dos nutrientes da combinação, rica principalmente em ferro. Para melhorar o sabor, o suco pode ser adoçado com uma colher de melaço.

O suco de ameixa preta é uma opção saborosa e também bastante eficiente para curar a anemia. Você deverá utilizar 15 unidades da fruta e açúcar mascavo a gosto. Em água fervente, acrescente as ameixas e deixe de molho de um dia para o outro. Ao amanhecer, bata as frutas no liquidificador na água em que ficaram de molho.

Coe e tome logo em seguida. Esta fruta é grande fonte de vitamina A e dos minerais cobre e ferro. Alem de afastar a anemia, dois copos deste suco por semana também ajudam o intestino a funcionar com mais regularidade.

Chás também podem ser interessantes para compensar a carência de ferro no organismo. Chá de artemísia, carqueja ou pinhão podem ser tomados diariamente. Nos três casos, utilize 20 gramas de folha para um litro de água. Tome até cinco xícaras por dia.

Tipos de anemia

Os tipos de anemia podem variar entre comum, hemorrágica, hemolítica e perniciosa. Em todos os casos, devem ser evitados alimentos industrializados, bem como as bebidas alcoólicas, o fumo, os refrigerantes e os alimentos gordurosos. A alimentação deve ocorrer em horários regulares, e o mais indicado é que o cardápio seja montado por nutricionistas.

Quanto à dieta, dê preferência a cardápios que tenham em sua base vegetais verde-escuros como o agrião, brócolis, chicória, couve, espinafre e pimentão. Recomenda-se, também, acrescentar à dieta cereais integrais como aveia, germe de trio, farinha integral e arroz integral; e também frutas frescas da época.

Confira abaixo outros alimentos que podem combater e prevenir a anemia se forem ingeridos regularmente:

– Ovo caipira

– Mel

– Lêvedo de cerveja

– Rapadura

– Abacaxi

– Amêndoa

– Abóbora

– Beterraba

– Cenoura

– Espinafre

– Banana

– Jabuticaba.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!