Remédios Caseiros

Boldo-da-terra: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

Já dizia uma antigo ditado popular: “remédio bom, é remédio amargo”. O boldo-da-terra é um destes exemplos. Muito usado na medicina popular, também é conhecido como boldo-de-jardim, boldo brasileiro e tapete de Oxalá. Arbusto perene, pode chegar até 2 metros de altura.

Boldo da terra

De sabor amargo, erva tem grandes benefícios para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Tem caule amarelo-acinzentado rugoso, pouco ramificado, com ramos quadrangulares. As folhas opostas, ovado-oblongas, aveludadas. Os princípios ativos são o barbatusol, barbatol, barbatusina, cariocal, ciclobutatusina, colenol, coleol, coliona, óleo essencial, ferruginol, forskolina. As folhas frescas contêm 0,1% de óleo essencial e folhas secas ao ar 0,3%.

Boldo-da-terra favorece aparelho digestivo

 

De propriedades medicinais importantes, o boldo-da-terra pode ser usado contra azia, má digestão, dispepsias, mal-estar-gástrico, no controle da gastrite, na ressaca e como amargo estimulante da digestão e do apetite. A planta tem efeito hipossecretor gástrico, que diminui o volume do suco gástrico e sua acidez.

Ainda assim, não há estudos que comprovaram qual seria o componente químico responsável pelo sabor amargo característico das suas folhas. Este componente não está presente no caule da planta.

boldo-da-terra é originário do Brasil e da África, está presente em quase todas as regiões do país- em jardins, hortas, terrenos baldios e cultivados. Reproduz-se por mudas e sementes e ainda por ramos da planta-mãe ou divisão de raízes. Tem preferência por solos úmidos, férteis e semi-sombreados.

Foram catalogadas quatro espécies de boldo. O boldo comum, o boldo europeu e o boldo Vernônia, facilmente adaptáveis a solos mais secos e em qualquer clima, e boldo do Chile, que não tem esta facilidade. Para cultivá-los é aconselhável plantar em covas com bastante matéria orgânica. Respondem bem quando irrigados.

 

É usado principalmente contra dores de barriga, especialmente se acompanhada de espasmos, náuseas, úlcera e dores do estômago (azias). O boldo-da-terra também é usado para males hepáticos, gripe, resfriado e tosse. O extrato cru das folhas é antiviral. Serve contra a fadiga do fígado, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica, insônia e ressaca alcoólica.

Como usar o boldo-da-terra

 

1. Tintura

 

Junte 20 gramas da planta fresca em 100 ml de álcool. Mantenha em maceração por 7 dias. Guarde em recipiente bem fechado e protegido da luz. Tome 20 a 40 gotas até 3 vezes ao dia.

 

2. Sumo

 

Amasse 2 folhas frescas em 1 copo e complete com água. Mantenha tapado em descanso por 5 horas. Beba até 3 vezes ao dia.

3. Lava-pé

 

Ferva algumas folhas e use em escalda-pés antes de dormir para os casos de insônia.

4. Infusão

 

Indicado para afecções hepáticas, dispepsias, flatulência, obstipação, afecções gástricas, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica. O chá deve ser feito com uma xícara de água fervente sobre 3 folhas de boldo-da-terra. Mantenha em infusão, coberto, por dez minutos. Beba de 1 a 3 xícaras de chá ao dia.

5. Decocção

 

Indicado para insônia, age como tranquilizante e proporciona sono reparador. Ferva as folhas por dez minutos em um litro de água. Espere amornar e use em banhos.

Mas cuidado, em alta dosagem, pode ter efeito depressivo ou alucinógeno, embora este efeito seja raro. Além disso, doses elevadas também podem provocar irritação da mucosa do estômago. É contraindicado para pacientes com problemas graves na região hepática (fígado), gestantes, lactantes e crianças.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!