Remédios Caseiros

Trate a diarreia com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 12/10/2014

A diarreia é uma condição na qual, geralmente, a frequência de evacuações da pessoa aumenta e suas fezes perdem consistência, ficando em estado líquido. Ela ocasiona a desidratação, deixando a pessoa fraca, com letargia e cansaço. Ao sentir os sintomas, convém experimentar algumas receitas caseiras que agem diretamente sobre eles.

diaréia

Chás, arroz branco e água são os remédios contra a diarreia. Foto: iStock, Getty Images

Chá para afastar a diarreia

Para acelerar a cura da diarreia, um excelente tratamento caseiro é o chá de folha de goiabeira. Para preparar a bebida, você vai precisar de 40 gramas de folhas, um litro de água e uma colher de sopa da farinha de caroço de abacate torrado.

Deposite as folhas em uma panela com a água, esquentando até ferver. Em seguida, deixe esfriar, coe e adicione o pó do caroço do abacate torrado. Beba imediatamente após o preparo. Para fazer a farinha do caroço do abacate, leve-o ao forno para assar até que fique seco. Em seguida, bata-o no liquidificador até que vire pó e guarde em um vidro bem fechado.

O chá de pitanga também pode ser bastante eficiente. Pegue uma colher de sopa de flhas de pitanga e 150 ml de água. Leve a água ao fogo, deixando em ponto de fervura, então apenas acrescente as folhas, abafando o chá por uns minutos.

O tradicional arroz branco também é eficaz contra a diarreia

Talvez você não saiba, mas o arroz branco é uma da armas mais eficazes contra a diarreia. Basta fervê-lo até ficar no ponto e consumir normalmente. A água utilizada para cozinhar o arroz também é excelente para aliviar o incômodo.

No universo das frutas, o mirtilo é uma que possui grandes propriedades no combate ao desconforto causado pela diarreia. O mais indicado é tomar o seu suco diariamente, enquanto os sintomas persistirem. Outra fruta ótima para conter o problema é a banana.

Muita água para evitar a desidratação

A diarreia causa uma grande perda de líquidos e leva, consequentemente, à desidratação. Muitos nutrientes são perdidos, deixando o organismo cada vez mais vulnerável, principalmente no caso de crianças e idosos. Para compensar esse problema, recomenda-se ingerir, pelo menos, três litros de água mineral por dia.

As consequências da desidratação, que também reduz os níveis de sódio e potássio, pode ser desde boca seca e lábios rachados até confusão mental, letargia e diminuição da quantidade de urina.

Fique atento à quantidade de vezes em que vai ao banheiro e à aparência das fezes. A diarreia se caracteriza por mais de três evacuações diárias com consistência líquida. Outra situação que merece atenção redobrada é quando há presença de sangue ou muco nas fezes. Nestes casos, procure imediatamente ajuda médica.

A diarreia pode ser causada por infecções resultantes da ação de bactérias, como a salmonella e a shigella, bem como toxinas bacterianas como a do estafilococos, além de parasitas intestinais. Além de cuidar a procedência dos alimentos que consome, fique atento também aos medicamentos, já que a condição pode ter origem em efeitos colaterais de alguns remédios, como antibióticos e remédios para tratar câncer e coração.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!