Remédios Caseiros

Faça em casa um remédio para tratar a faringite

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

A faringite é um dos vários distúrbios que podem acometer a região da garganta, assim como a laringite e a amigdalite. Os sintomas são mais comuns no inverno, época em que o ar seco e aglomeração maior de pessoas em ambientes fechados facilitam a entrada de vírus e bactérias pelas vias aéreas.

É chamada de faringite a inflamação que, como consequência, costuma causar dor na garganta, irritação, coceira – aquela que você não sabe mais o que fazer para parar de arranhar – e desconforto na região da faringe, que fica localizada na parte superior da garganta e é responsável por conectar o nariz e a boca à laringe e ao esôfago.

faringite

A faringite é uma inflamação na garganta que provoca coceira e irritação. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar a faringite

Uma boa forma de combater a faringite por meio de um remédio caseiro e sem contraindicação é tomar suco de abacaxi com própolis e mel. Essa mistura é efetiva por possuir vitamina C e outras propriedades que fortalecem o sistema imunológico, facilitando a cura da doença.

Para fazer o seu suco caseiro contra faringite, você vai precisar de uma fatia grossa de abacaxi, uma xícara de água, dez gotas de própolis e uma colher de mel. O preparo é simples: basta colocar no liquidificador o abacaxi e a água e bater bem. Feito isso, coe, acrescente o própolis e mel e, depois de pronto, beba logo em seguida, para que ele não perca as suas propriedades anti-inflamatórias. É aconselhável que esse suco seja tomado entre duas e três vezes por dia, enquanto a doença durar.

Infusão também é útil contra a faringite

Tomar infusões e fazer gargarejos ao longo do dia também são métodos efetivos para acabar com a faringite mais rapidamente. Entre os ingredientes indicados para esse tipo de tratamento estão o gengibre cru, cristalizado ou em infusão, cascas raladas de limão orgânico, tanchagem e malva – ambos ricos em mucilagem, que auxilia a suavizar a garganta. Ainda é indicada, para eliminar a coceira na garganta, a agrimônia, uma planta muito utilizada para “limpar” a voz.

Em contraponto, é importante evitar alimentos que tendem a acidificar como, carnes – em especial a vermelha –, leite e seus derivados lácteos, açúcar branco e farinha refinada.

A cebola é outro alimento indicado para combater a faringite de forma caseira. No primeiro momento de irritação da garganta, quando o desconforto começa a ser notado – ainda sem a musosidade -, você pode colocar uma cebola crua e cortada na mesa da cabeceira enquanto dorme. Deixe-a ali durante toda a noite e os odores liberados pela cebola serão inalados e terão um efeito restaurador no muco da garganta. Quando você acordar, poderá reparar uma melhora na sua condição.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!