Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para acalmar o enjoo

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

A sensação de mal-estar e enjoo pode facilmente arruinar o seu dia. Ela pode ser fruto de diversas causas, como a gravidez, intoxicação alimentar ou a terapia do câncer. Também há uma série de estímulos que podem nos deixar enjoados, como cheiros, gostos, doenças, emoções (como o medo), dor, lesão, infecção, irritação alimentar, tonturas, movimentos e alergias.

Os enjoos e vômitos são controlados pelas mesmas partes do cérebro que controlam as funções corporais involuntárias. Por isso, quando vomitamos, é devido a um reflexo desencadeado por um sinal cerebral que não podemos controlar.

enjoo

Enjoos podem ter diversas origens e são combatidos com métodos caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Como controlar um enjoo

Em algumas ocasiões, podemos nos sentir tão indispostos que não dá nem vontade de ir até a farmácia para comprar um medicamento que possa resolver esse incômodo. Nesses casos, é possível amenizar o enjoo sem sair de casa, com remédios caseiros naturais, obtidos a partir de ingredientes que facilmente encontramos na nossa cozinha. Assim, acabar com o enjoo fica fácil, prático e barato.

Saiba como acabar com o enjoo com métodos caseiros

Gengibre

Mastigar um pedaço de gengibre pode ajudar a aliviar o seu enjoo. Você também pode fazer um chá, o que ajuda a acalmar o estômago. A ação do gengibre atua no bloqueio dos receptores de serotonina, responsáveis ​​por causar o mal-estar, e assim, pode ajudar a reduzir os sintomas. O gengibre também ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o seu sistema digestivo, o que pode acabar com a terrível sensação.

Biscoito salgado

Quando você sente um enjoo, pode ser difícil comer alguma coisa. Mas um alimento leve, como um biscoito de água e sal, pode ser bastante útil para aliviar o desconforto. O biscoito salgado ajuda a introduzir sódio em seu sistema, o que pode reduzir o ácido presente no seu estômago. Tente comer um biscoito a cada 15 minutos, mais ou menos, até que o mal-estar passe.

Chás

A hortelã pode ajudar a reduzir o seu enjoo. A erva tem sido utilizada há vários séculos e, apesar de ser um remédio natural seguro, deve ser consumida com moderação.

Já o óleo essencial contém mentol, que tem um efeito antiespasmódico do músculo liso do trato digestivo. Acalma os nervos e o estômago, quando esse está sentindo o efeito do nervosismo e do estresse. Beba um copo deste chá periodicamente até que os sintomas desapareçam.

Água de arroz

Ferva o arroz seco em água e, quando o alimento já estiver cozido, despeje a água em um copo e deixe esfriar. Para obter alívio do enjoo, beba essa água.

Água

A água é um líquido vital e deve ser consumida em grandes quantidades, diariamente, por todos. Beber água em temperatura ambiente pode ser bastante útil contra os enjoos, pois mantém o seu organismo hidratado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!