Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para pele irritada

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

Quando os primeiros sinais de pele irritada aparecerem, é preciso suspender todos os produtos de beleza que você estiver usando e iniciar um processo de cuidados específicos. Você pode usar algumas pomadas que atuam no processo de recuperação da pele, mas também alguns remédios caseiros que podem curar a pele irritada de maneira eficaz.

pele-irritada

Remédios naturais e caseiros podem fazer a pele parar de coçar. Foto: iStock, Getty Images

O que causa a pele irritada

A pele irritada pode ser causada por uma série de fatores, incluindo alergias e questões genéticas e ambientais, bem como a exposição excessiva ao sol ou ao vento e a falta de cuidados com a pele. Da mesma forma, o excesso de esfoliação ou usar produtos de limpeza com fórmulas muito fortes também pode ocasionar este tipo de reação.

Veja abaixo alguns remédios naturais que podem curar uma pele irritada.Mas lembre-se sempre que, se os sintomas não desaparecerem, pode ser a hora de consultar o seu dermatologista.

Remédios naturais para tratar a pele irritada

Tomate

O tomate é um alimento rico em componentes como as vitaminas A e C, que fazem muito bem à pele, e podem amenizar a irritação. Basta aplicar a polpa de tomate fresco sobre a pele e deixar agir por pelo menos uma hora. Depois basta lavar a área com água morna.

Pepino

O pepino é ótimo para aliviar o ardor em qualquer lugar da pele e é muito utilizado para tratar queimaduras solares. Por isso, você pode usar uma máscara caseira para amenizar os sintomas da pele irritada.

O pepino ralado dá uma sensação de resfriamento, o que tem um efeito calmante para a irritação. Use a metade de um pepino em um triturador de alimentos para obter uma massa. Aplique sobre a pele e deixe agir por 10 minutos antes de enxaguar com água fria.

Camomila

Você pode ter ouvido falar que deve tomar o chá de camomila antes de dormir para garantir uma boa noite de sono. Mas assim como pode acalmar o corpo, a camomila também acalma a pele. Por isso, a camomila possui vários efeitos que podem ajudar a pele irritada.

Prepare o chá de camomila usando um copo de água mineral quente. Quando estiver pronto, deixe esfriar e coloque na geladeira por uma hora. Em seguida, aplique a camomila sobre a pele com um algodão.

Água mineral

Um dos melhores e mais eficazes remédios para a pele irritada é a água mineral, que possui propriedades anti-inflamatórias.  Para isso, basta molhar um algodão em água mineral e aplicar na pele. Da mesma forma, você pode aplicar um gelo feito de água mineral, que é um ótimo remédio para aliviar a irritação da pele, após o barbear ou depois da depilação.

Mel

O mel tem propriedades curativas naturais que ajudam a acalmar a pele e a promover uma recuperação mais rápida. É também um antibacteriano natural, o que significa que ele irá ajudar a deter infecções, além de fornecer um benefício calmante e hidratante.

Basta aplicar o mel na região irritada e deixar agir por alguns minutos. Em caso de irritação devido à pele seca e sensível, o mel pode ser combinado ao óleo de coco e ser usado como um hidratante natural.