Remédios Caseiros

Sintomas da TPM podem ser amenizados com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

Todo mês, durante alguns dias, boa parte das mulheres passa por um momento desagradável, no qual podem ficar bastante irritadiças e sensíveis. Esse período é chamado de síndrome pré-menstrual, ou TPM. Embora muitos homens reclamem de como é difícil lidar com suas esposas ou namoradas nesses dias, as mulheres é que sofrem, com todos os desagradáveis sintomas do ciclo menstrual.

tpm

Ervas medicinais atuam para amenizar o desconforto causado pela TPM. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas da TPM

A intensidade e variedade desses sintomas varia de mulher para mulher. Em alguns casos, podem sumir com o início do período menstrual, mas em outros permanecem dias depois da menstruação. As mulheres com maior probabilidade de sentir as manifestações da tensão pré-menstrualestão entre 20 e 40 anos de idade – principalmente aquelas que têm filhos e histórico de depressão na família.

Entre os mais comuns sintomas da TPM estão:

– Irritabilidade e explosões de raiva

– Inchaço e ganho de peso periódico

Distúrbios do sono

– Ânsias

– Dores de cabeça

– Perda do desejo sexual

– Ansiedade e mau humor

– Cólicas abdominais

Remédios naturais para a TPM

A tensão pré-menstrual pode ser combatida com uma série de tratamento, vários deles naturais. Algumas ervas, conhecidas como adaptogênicas, podem trabalhar para normalizar as funções corporais e assim manter o seu equilíbrio correto. Conheça elas:

Vitex (Vitex agnus-castus)

Vários estudos clínicos comprovaram que a erva pode reduzir alguns sintomas, especialmente a sensibilidade, constipação, irritabilidade, humor deprimido, raiva e dor de cabeça.

Angélica-chinesa (Angelica sinensis)

A angélica-chinesa, também conhecida como Dong Quai, tem sido usado por milhares de anos na medicina chinesa, coreana e japonesa. Ela é uma das mais populares plantas na medicina chinesa, usada principalmente para problemas de saúde tipicamente das mulheres.

Por isso, ela é chamada de “ginseng feminino”, com base em seu uso para distúrbios ginecológicos (como menstruação dolorosa ou dor pélvica), recuperação do parto e baixa vitalidade.

Erva-cidreira (Melissa officinalis)

A erva-cidreira tem sido usada durante séculos devido aos seus efeitos calmantes. Por isso, também pode ajudar com a ansiedade e insônia, sintomas relacionados a TPM.

Bardana (Arctium lappa)

Conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios, a bardana pode ajudar a melhorar a capacidade do fígado para metabolizar hormônios, como o estrogênio, e assim amenizar os sintomas associados ao desequilíbrio hormonal.

Hipericão (Hypericum perforatum L.)

A erva-de-são-joão tem sido usada com sucesso para tratar a depressão ligeira e mau humor, que às vezes acompanham a TPM. Mas cuidado, pois pode interferir no efeito das pílulas anticoncepcionais e torná-las menos eficazes.

Ginkgo (Ginkgo biloba)

A ginkgo é principalmente conhecida e estudada por conta de seus efeitos sobre a memória. No entanto, estas erva também é considerada útil para os sintomas da TPM, principalmente quanto à retenção de líquidos e sensibilidade mamária.

Ginkgo é uma ótima opção contra a TPM

A ginkgo pode ser consumida em formas de cápsulas, para amenizar a TPM. Foto: iStock, Getty Images

Cálcio, magnésio e vitamina B6

Essa é uma fórmula de energia que pode fazer maravilhas. Estes ingredientes foram cuidadosamente pesquisados ​​e proporcionam resultados positivos para a dor, o humor e os sintomas gerais da TPM. O magnésio é particularmente eficaz para combater os desejos de chocolate. Por isso, durante a tensão pré-menstrual, invista em alimentos ricos nestas substâncias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!