Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para prevenir e tratar o bócio

Por Redação Doutíssima 20/11/2014

Caracterizado pela falta de iodo no organismo, o bócio é o responsável por causar um inchaço na região do pescoço, além de muitos outros prejuízos para a saúde. Para tratar a doença é preciso ajuda de especialistas e tratamentos com medicamentos, porém remédios caseiros podem ajudar a prevenir seu surgimento.

Saiba mais sobre o bócio

O bócio pode ser descrito como uma aflição em que a glândula tireoide cresce mais do que o que é considerado normal. Não costuma desencadear qualquer dor, mas pode levar a uma tosse severa, dificuldade para engolir e respirar e outros problemas de garganta. Os principais sintomas do bócio são mudança na voz, desconforto na garganta, tosse, alterações de humor e perda ou ganho de peso.

bócio

Receitas caseiras e naturais podem ajudar a tratar e prevenir o bócio. Foto: iStock, Getty Images

Apesar de o bócio poder afetar qualquer um, é mais comum em pessoas que têm mais de 50 anos de idade. As mulheres também são mais propensas a distúrbios da tireoide, principalmente durante a gravidez ou a menopausa.

Casos leves normalmente são resolvidos dentro de um período de duas semanas. No caso de os sintomas duram por um longo período ou se parecem piorar, o uso de remédios caseiros não será suficiente para controlar a tireoide – nessas situações, entre em contato com um especialista o quanto antes.

Receitas caseiras para prevenir o bócio

Hábitos

A principal causa do bócio é a falta de iodo no organismo. Por isso, quem sofre da doença deve evitar alimentos como cenoura, batata doce, couve-flor, mandioca, milho e broto de bambu. Eles prejudicam ainda mais a absorção do iodo pelo organismo.

Além de seguir uma dieta correta, você também deve mudar seus hábitos alimentares. Em vez de comer três refeições por dia, é melhor ter cinco ou seis pequenas refeições, espaçadas em intervalos frequentes. Em nenhum momento é recomendado saltar uma refeição, especialmente o almoço.

A principal fonte de iodo é o mar, então é recomendável banhos de mar e uso de sal marinho não refinado. As gestantes e lactantes necessitam de iodo em quantidade quatro a cinco vezes maior que a normal. Crianças também necessitam da substância em quantidade maior do que os adultos.

Outra dica importante é ingerir sucos de frutas naturais sem açúcar. O mais recomendado é tomar 250 ml a cada duas horas, durante o dia inteiro, uma vez por semana, em jejum total.

Dandelion

Folhas de dandelion também são muito eficazes para reduzir o inchaço causado pela doença. Aqueça uma algumas folhas da planta em uma pequena quantidade de manteiga refinada e aplique diretamente sobre a área inchada, enquanto ainda estiver quente. Repita este exercício todos os dias, por cerca de duas semanas ou mais.

Suco de laranja e pêssego

Um bom remédio caseiro para o bócio é esse suco, enriquecido com brócolis. Os ingredientes são ricos em iodo. Você vai precisar do suco de duas laranjas, uma folha de alga marinha desidratada, 10 g de brócolis e um pêssego.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba a seguir. Recomenda-se tomar este remédio caseiro três vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!