Remédios Caseiros

Conheça remédios caseiros para acabar com a fraqueza

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

Quando uma pessoa está cansada ou exausta, é preciso muita força de vontade para superar a moleza e realizar qualquer atividade. Para quem está inserido no competitivo mercado de trabalho ou tem filhos, por exemplo, ter energia é fundamental para que não dê nada errado. Por isso, listamos aqui alguns remédios caseiros e naturais para acabar com a fraqueza e fornecer o gás necessário para encarar o dia.

fraqueza

Alimentos podem ser usados para acabar com a fraqueza. Foto: iStock, Getty Images

Origem da fraqueza

São muitos os motivos que podem culminar em uma sensação de fraqueza. Entre eles, podemos destacar a anemia, depressão, estresse, câncer, diabetes ou a recuperação pós cirurgia. Dormir pouco, beber em excesso e manter uma alimentação desregular também podem tirar a sua energia.

Se a causa do seu cansaço é uma dessas últimas, o primeiro passo é regularizar essa situação – beba com moderação, durma bastante e alimente-se bem e com regularidade.

Se a origem é outra, você pode precisar de algum remédio para ter uma dose extra de energia. A dica aqui é evitar os fármacos, que, apesar de proporcionar um resultado rápido e eficiente, podem viciá-lo e causar efeitos colaterais. Por isso, opte pelas receitas naturais e caseiras que listamos abaixo.

Remédios caseiros contra a fraqueza

Bananas

As bananas são uma grande fonte de açúcares naturais, como sacarose, frutose e glicose, que podem lhe dar um impulso de energia rápida e substancial. Além disso, a banana tem potássio, um mineral que o seu corpo precisa para converter o açúcar em energia.

A fibra da banana também ajuda a manter o nível de glicose no sangue. Por isso, sempre que você se sentir fraco, coma uma ou duas bananas. Você também pode tentar uma vitamina de banana e para ajudar a fortalecer seu corpo e acabar com a fraqueza.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em vitamina E, que pode te ajudar a se sentir com mais energia e lutar contra a fraqueza. Além disso, a elevada dose de magnésio das amêndoas desempenha um papel importante na mudança da proteína, gordura e carboidrato em fontes de energia – a deficiência de magnésio leve pode ser a causa do cansaço em algumas pessoas.

Mergulhe duas amêndoas, um figo seco, e algumas passas em água durante a noite. Na parte da manhã, retire as amêndoas, figos e as passas e beba a água. Além disso, leve amêndoas torradas com você e sempre que você se sentir cansado e obtenha energia instantânea.

Leite

O leite é considerado a melhor fonte de vitaminas do complexo B, que podem ajudar a reduzir a fraqueza. Além disso, é uma boa fonte de cálcio, que mantém seus ossos e músculos fortes. Sempre que você se sentir fraco, beba um copo de leite morno com uma colher de chá de mel misturado.

Ginseng

Conhecido há séculos como um poderoso antioxidante, o ginseng pode lhe dar mais energia para encarar as atividades do dia. A natureza calma e relaxante desta erva também terá um efeito imediato sobre seus nervos.

Corte uma raiz de ginseng em fatias finas e cozinhe em três xícaras de água por 15 minutos em fogo baixo. Coe a solução, adicione um pouco de mel e deixe esfriar. Beba uma a três xícaras de chá de ginseng por dia, conforme necessário.