Remédios Caseiros

Trate as varizes com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 24/10/2014

As varizes são problemas comuns entre as mulheres. Elas aparecem quando há uma dilatação das veias das pernas, causada pela má circulação do sangue. Para se livrar desse incômodo, há uma série de receitas naturais que você pode fazer em casa. Confira:

varizes

Remédios caseiros podem ajudar a tratar as varizes de forma natural. Foto: iStock, Getty Images

Babosa para tratar as varizes

Se você sofre com varizes, uma ótima dica é usar a aloe vera – ou babosa –, que pode ser aplicada diretamente sobre as marcas, com massagens no local afetado. Você também poderá misturar a babosa com cenoura e um pouco de vinagre de maçã, da mesma forma, massageando a área.

Mas as opções caseiras para aliviar o incômodo causado pelo inchaço das veias podem ir mais além. Entre as opções está o uso de óleos essenciais. Escolha os de sua preferência e faça massagens a partir dos tornozelos. A massagem deve ser feita com a palma das mãos, percorrendo toda a perna até a região das coxas.

Castanha trata varizes

Ferva 50 gramas de casca de castanha em um litro de água por 10 minutos. Separe a casca e beba a água. A casca de castanha é extremamente eficaz no auxílio da circulação do sangue.

Infusão de cavalinha

Os incômodos causados pelas veias inflamadas podem ser aliviados com a infusão de cavalinha, que ajuda a combater a retenção de líquidos. Também podem ser aplicados cataplasmas de cavalinha sobre as áreas atingidas pelas varizes.

Loção de confrei

A loção à base de confrei e erva-cidreira também é um ótimo remédio contra as varizes. Os ingredientes são seis folhas de pariparoba, quatro folhas de confrei, uma colher das de sopa de erva-cidreira e ½ litro de álcool.

Pique as ervas e misture-as ao álcool em um recipiente, deixando descansar por 24 horas. Use um pano limpo para aplicar a loção nas área afetadas pelas varizes. Repita o procedimento três vezes ao dia.

Dicas para evitar varizes

– Procure correr ou caminhar, pois estas atividades melhoram a circulação nas pernas. Os exercícios também reduzem a pressão arterial elevada global, fortalecendo todo o sistema circulatório

– Não fique de pé por longos períodos, pois permanecer muito tempo assim aumenta a pressão venosa nas pernas e nos pés. Essa pressão, gradativamente, enfraquece as paredes dos vasos sanguineos

– Sente-se da maneira correta: ereto, sem cruzar as pernas. A boa postura contribui para a melhorar a circulação e, consequentemente, evitar as varizes, pois as pernas cruzadas interrompem o fluxo de sangue

Procure um médico imediatamente se perceber que uma veia está sangrando, se sentir alguma dor súbita ou inchaço nas pernas e pés ou ainda caso detecte algum nódulo em desenvolvimento perto de alguma veia.