Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para disenteria

Por Redação Doutíssima 09/12/2014

Você está sofrendo com disenteria? Essa nada mais é do que uma desordem do trato digestivo, caracterizada pela inflamação do intestino grosso, geralmente é causada por bactérias ou parasitas. Quando uma pessoa está sofrendo com essa inflamação intestinal, é comum que ela tenha que correr para o banheiro com frequência, além de enfrentar dores insuportáveis no abdômen.

disenteria

Soluções naturais ajudam a tratar a disenteria de modo caseiro. Foto: iStock, Getty Images

Também é possível sentir náuseas e as fezes podem apresentar muco e sangue. Apesar de não ser nada agradável, se tratada desde o início, essa doença não representa perigo.

 

Saiba mais sobre a disenteria

 

Qualquer pessoa é capaz de contrair esta doença, seja um homem ou uma mulher. Há dois tipos diferentes da condição: o primeiro tipo, amebiana ou amebíase intestinal, é causada por uma única célula, um microscópico parasita que vive no intestino grosso; o segundo tipo, bacilar, é causada por bactérias invasoras.

 

Ambos os tipos de disenteria ocorrem principalmente em países quentes. A falta de higiene e saneamento aumentam o risco de transmissão desta doença, por ser mais fácil que o parasita ou as bactérias que a causam se espalhem através dos alimentos ou da água contaminada.

 

O tratamento da disenteria deve visar a remoção de substâncias tóxicas do intestino e em aliviar os sintomas dolorosos. Por isso, alguns remédios caseiros podem ajudar na cura. Veja quais são eles.

 

Bael

 

Também conhecida como marmeleiro Bengala, maçã pedra ou maçã dourada, esta fruta, muito consumida na Indonésia, é extremamente benéfica para o tratamento da disenteria. A polpa da fruta bael deve ser misturada com açúcar mascavo e dada ao paciente três vezes por dia. Também é possível assar a fruta verde e misturar a polpa com água. Depois, é só beber.

 

Gengibre

 

É utilizado devido as suas propriedades medicinais para vários tipos de distúrbios. É possível consumi-lo em sua forma natural ou como um chá. Ele também funciona bem com outras ervas.

 

Para fazer uma mistura de ervas para a disenteria, use uma colher de chá de noz-moscada, pimenta preta seca, raiz de gengibre e sementes de cominho. Adicione água e beba a infusão várias vezes ao dia.

 

Iogurte

 

O iogurte é bom para a saúde e trata a disenteria, já que possui bactérias boas, que combatem os microrganismo nocivos presentes em seu intestino. O iogurte ajuda na produção de ácido láctico nos intestinos, que mata as bactérias ruins.

 

Coentro

 

O coentro não serve apenas para fazer pratos saborosos, mas também para ajudar no tratamento de disenteria de forma eficaz. Você precisará ferver o coentro em água e consumir o chá duas vezes em um dia e sentirá desde logo uma melhora significativa. Este remédio caseiro funciona muito rápido, e você logo vai conseguir se sentir mais disposto.

 

Romã

 

Se você quiser acabar completamente com as idas frequentes ao banheiro e a dor intensa, basta consumir romã. Esta fruta é muito benéfica para a saúde e basta você ferver a fruta romã em água e depois beber a solução para tratar a este problema intestinal. Porém, certifique-se de filtrar a água e beber três vezes ao dia. Este método não tem quaisquer efeitos secundários e vai a curar disenteria facilmente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!