Remédios Caseiros

Cardo mariano: benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

O cardo mariano, ou silybum marianum, é uma erva que se popularizou como daninha, mas seus benefícios para a saúde humana, começam a tirá-la deste posto. O que muitos ainda não sabem é que esta pequena planta possui algumas propriedades terapêuticas que a tornam muito eficaz no tratamento de muitas condições de saúde.

Originária da Europa, Norte de África, Rússia e Ásia, a planta cardo mariano cresce até três metros de altura. A planta tem folhas e flores e recebe o seu nome a partir da seiva que pode ser extraída das folhas e que é muito eficaz no tratamento de distúrbios do fígado, vias biliares e vesícula biliar.

cardo mariano

Atuando fortemente contra males no fígado, a erva também fortalece a imunidade. Foto: iStock, Getty Images

Cardo mariano restaura o fígado

A silimarina tem sido identificada como o ingrediente ativo desta planta, que lhe confere as suas propriedades terapêuticas. Esta substância encontrada na planta cardo mariano é, na verdade, um grupo de compostos que ajudam as células do fígado na reparação dos danos causados pelo álcool e outras substâncias tóxicas, estimulando a síntese de proteínas.

Ao alterar a camada externa de células do fígado, também impede que certas toxinas consigam permanecer nele. Outro benefício da silimarina, segundo estudos, é que ela favorece o crescimento das células do fígado. Também ajuda a reduzir a inflamação, e tem um potente efeito antioxidante.

Os antioxidantes, como sugere o termo, protegem as células do corpo de danos causados ​​por um processo químico chamado oxidação. O cardo mariano também contém ácidos graxos essenciais, como os ácidos linoleico e ômega-6, que são importantes para a saúde óssea e da pele.

Aplicações do cardo mariano

Veja quais doenças podem ser tratadas com o cardo mariano e quais os seus principais benefícios para a saúde.

  1. Cirrose alcoólica

A cirrose está relacionada com o consumo excessivo de álcool, que danifica o fígado. A silimarina, o grupo de ingredientes ativos no cardo mariano, reduz a inflamação no fígado e consegue regenerar as células do fígado, estimulando a síntese de proteínas.

Além disso, pode atuar na diminuição dos sintomas relacionados, que inclui problemas de saúde, tais como fadiga, náuseas, falta de apetite e distensão abdominal.

  1. Reduz o colesterol

O cardo mariano ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e os níveis de colesterol, além de reduzir a inflamação do intestino. Estudos feitos atualmente relatam que a planta consegue diminuir o colesterol de forma tão eficaz como uma droga comum utilizada normalmente nestes casos.

  1. Câncer

Alguns pesquisadores acreditam que o cardo mariano pode ter funções anticancerígenas. Pessoas com câncer tiveram bons resultados ao usá-lo, mas a sua eficácia ainda não foi comprovada clinicamente.

As células do câncer de mama e de próstata mostraram alterações em estudos em ratos, por isso, acredita-se que esta planta pode protagonizar um tratamento promissor no futuro.

  1. Sistema imunológico

Os compostos encontrados no cardo mariano ajudam o fígado a remover as impurezas do sangue, e seus antioxidantes trabalham para proteger as células do fígado de serem danificados por radicais livres.

Ao limpar o sangue, o sistema imunológico é ajudado. Esta erva também inibe a produção compostos inflamatórios que causam danos ao fígado. Ela também ajuda a impulsionar a cura das células do fígado quando o dano já ocorreu.