Remédios Caseiros

Conheça os principais benefícios do chá de canela

Por Redação Doutíssima 18/01/2015

Os chás trazem vários benefícios para a nossa saúde. Além de ajudar no combate a algumas doenças, muitos também são aliados de uma boa dieta, pois auxiliam na perda das gorduras localizadas. Esse é o caso do chá de canela, um produto natural que traz diversas vantagens se consumido periodicamente.

chá de canela

Canela tem seus benefícios conservados em um saboroso chá. Foto: iStock, Getty Images

Por que beber chá de canela

 

A especiaria é conhecida por ser eficiente no combate a gripes e resfriados. Ela também é um poderoso bactericida que contribui para conter a ação de fungos e bactérias em nosso organismo. Os antioxidantes presentes na sua composição agem para evitar os radicais livres, e, assim, mantêm as células corporais jovens, conservando a pele e os cabelos.

Entre as substâncias presentes no chá de canela, estão o ferro, o magnésio, o cálcio e várias fibras. O sabor é forte e marcante, mas ele auxilia no controle do nível de açúcar no sangue, diminui o colesterol, aumenta a pressão arterial e a imunidade do corpo e estimula a circulação sanguínea.

Além dos benefícios já citados, o consumo do chá também ajuda no tratamento de diarreias, azia e náuseas, estimula a memória e a digestão e alivia as dores de cabeça e tosses.

O papel do chá de canela na dieta

 

O chá de canela vem se tornando mais um ingrediente na dieta de muitas mulheres. Por ser termogênico, ele acelera a queima de gorduras e diminui o desejo de comer alimentos doces e gordurosos, como chocolates, tortas e bolos.

Outra vantagem da bebida é o fato de ela ter o poder de regular a produção de insulina no corpo. Isso evita o armazenamento exagerado de gordura no organismo e controla o aparecimento de gorduras localizadas.

Se misturado com outros ingredientes, como o gengibre, o chá tem ainda mais poder de emagrecimento e pode se tornar essencial em sua dieta.

As contraindicações de consumo

 

Ao mesmo tempo em que o chá de canela traz muitas vantagens para a saúde do ser humano, ele pode causar efeitos colaterais indesejados. Gestantes, por exemplo, não podem consumir a bebida pelo fato de ela ter poder abortivo.

O chá pode aumentar o fluxo da menstruação se consumido em excesso. Por conta disso, muitas mulheres o utilizam quando querem antecipar o ciclo. Um de seus compostos, chamado cuminaria, também é prejudicial aos rins e fígado.

Hipertensos devem evitar a bebida, assim como pessoas que tomam medicamentos com ácido acetilsalicílico. Mesmo sendo um produto natural e fitoterápico, é importante consultar um médico antes de inseri-lo no seu cardápio diário, porque ele pode causar contrações musculares na região do abdômen.

Veja como fazer o chá

 

Ferva duas xícaras de água com três pedaços pequenos de canela em pau por cerca de dez minutos. Após, tampe e deixe esfriar por pelo menos três minutos e está pronto para beber.

A receita de chá de canela com gengibre tem o mesmo modo de preparo, apenas deve-se acrescentar um pedaço de gengibre com em média quatro centímetros. Se você preferir, adicione um limão para dar mais sabor à receita.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!