Remédios Caseiros

Trate os pés ressecados com remédios caseiros e esfoliantes naturais

Por Redação Doutíssima 15/10/2014

Diferentemente do que acontece no resto do corpo, a pele dos nossos pés é naturalmente seca. Isso acontece porque ali não possuímos glândulas que produzem oleosidade e, por esse motivo, há centenas de milhares de glândulas sudoríparas para manter os pés hidratados. Como sempre tentamos evitar que o nosso pé fique suado, é comum que fiquemos com os pés ressecados.

pés-ressecados

Manter os pés sempre hidratados é a melhor prevenção para evitar o ressecamento. Foto: iStock, Getty Images

Hidratação previne os pés ressecados

Condições médicas como diabetes ou pé de atleta também podem contribuir para os pés ressecados. Seja qual for a origem, manter o pé hidratado regularmente é fundamental para que essa situação não se agrave.

A intensidade do ressecamento nos pés pode variar bastante e, em alguns casos, pode se converter em rachaduras ou até em infecção. Antes de tudo, deve-se evitar coçar ou esfregar esses locais. Para suavizar a pele e dar adeus aos pés rachados, há uma série de métodos naturais que você pode tentar na sua própria casa. Conheça alguns deles:

Acabe com os pés ressecados com receitas caseiras

1. Esfoliar com açúcar

Para acabar com os pés ressecados, combine partes iguais de azeite e açúcar mascavo,fazendo um esfoliante caseiro. Use as mãos para esfregar a mistura em todo o pé, focando seus esforços principalmente nos calcanhares e quaisquer outros lugares que estão mais ressecados.

Massageie os pés vigorosamente por aproximadamente 10 a 15 minutos e depois lave a mistura completamente com água fria. Depois é só secar os pés completamente e partir para o próximo passo.

2. Hidratar com mel

Esfoliar os seus pés é o primeiro passo para suavizar a pele, pois assim fica mais fácil para ela absorver as substâncias do mel. Para esta segunda etapa, adicione uma xícara de mel para um litro de água morna e mergulhe os pés por 10 a 15 minutos.

Se os seus pés estão extremamente secos, você pode aguardar ainda mais tempo. As enzimas naturais do mel podem ajudar a acelerar a cura e devolver a umidade de sua pele. Além disso, este banho para pés ressecados irá melhorar a circulação. Uma das causas da pele mais seca nos pés é justamente a má circulação.

3. Proteger com vaselina

A vaselina é um ótimo hidratante. Aqui, ela será usada para garantir uma melhora na textura dos pés ressecados.  Aplique uma camada generosa de vaselina em seus pés, massageando bem entre os dedos e sobretudo nos calcanhares e na parte de cima dos pés.

A vaselina hidrata os e sela a umidade dentro da pele, promovendo, assim, a cicatrização no caso de haver alguma rachadura. Você pode colocar um par de meias para que não esorregue ao caminhar. Faça isso antes de ir para a cama e pela manhã. Para potencializar o efeito, aplique o seu hidratante tradicional.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!