Remédios Caseiros

Aprenda a fazer uma pasta de dente alternativa com ingredientes caseiros

Por Redação Doutíssima 16/11/2014

Você sabia que alguns dos itens usados na composição da pasta de dente industrailizadas, como o flúor, triclosan e lauril éter sulfato de sódio, podem ser maléficos para o meio ambiente e para sua saúde? Sem contar o açúcar, corantes artificiais e outras substâncias. Livre-se dessa ameça e aprenda a fazer uma pasta de dente alternativa,com ingredientes caseiros.

pasta-de-dente-alternativa

Soluções naturais e caseiras também podem ser usadas na higiene bucal. Foto: Shutterstock

Pasta de dente alternativa com babosa

Comece preparando uma pasta de dente alternativa muito simples, feita à base de aloe vera, também conhecida como babosa. Essa planta medicinal possui grande poder de cura e de cicatrização. Por isso, além de branquear os dentes, é recomendado para as pessoas que sofrem com gengivite. Para essa receita, você precisará apenas de gel de aloe vera e óleo essencial de hortelã-pimenta.

Em um recipiente limpo e pequeno, junte duas colheres (sopa) de gel de aloe vera e duas gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta. Mexa por alguns minutos, até que consiga uma mistura uniforme. Feito isso, você acabou de preparar sua pasta de dente alternativa. Agora basta colocar a mistura em sua escova de dentes e escová-los normalmente.

Pasta de dente alternativa com argila

Outra opção de pasta de dente alternativa é a feita com argila branca, que, além de ser um ótimo antisséptico bucal, evita a multiplicação das bactérias e micróbios. Os demais ingredientes são óleo de hortelã-pimenta, que ameniza dor de dente, sal marinho, que atua contra a dor de garganta, e sálvia ou tomilho, ambos antissépticos. Certifique-se de que o pó da argila branca que comprar pode ser ingerido.

Primeiro, ferva uma colher (chá) de sálvia ou de tomilho durante quatro minutos. Depois, coe e coloque duas colheres (sopa) dessa infusão em um copo limpo. Adicione duas gotas de óleo de hortelã-pimenta, uma pitada de sal marinho e três colheres (sopa) de argila branca, mexendo até que fique homogêneo. Coloque mais chá ou argila se achar necessário e guarde em uma vasilha com tampa na geladeira.

Pasta de dente alternativa com pó de juá

Com agentes que atacam as cáries, placas bacterianas e mau hálito, o pó de juá também serve para fazer pasta de dente. Extraído do juazeiro e pouco conhecido no Brasil, ele ainda clareia a dentição. Separe duas colheres (sopa) de raspa de juá, duas colheres (sopa) de menta desidrata, duas colheres (sopa) de sementes de linhaça, três cravos-da-índia, uma pitada de canela em pó e  uma xícara de água filtrada.

Com uma panela em fogo baixo, cozinhe a linhaça, os cravos e a água durante cinco minutos. Depois, acrescente o juá e a canela, mexendo até que se tenha uma consistência pastosa. Em seguida, ache um pote com tampa e guarde a mistura na geladeira. O chá de juá ainda é eficaz contra indigestão, febres e problemas nas vias urinárias e órgãos sexuais.

Tome cuidado com a pasta de dente alternativa à base de água oxigenada, uma vez que ainda pouco se sabe sobre os efeitos negativos que ela pode causar na mucosa bucal. Caso se encontre em uma situação em que não há nenhum tipo de pasta dental, caseira ou industrializada, não se esqueça que pode usar uma maçã ou abacaxi para limpar a boca.