Remédios Caseiros

Arando vermelho: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

Arbusto de folhas coriáceas e bagas de cor vermelho-vivo, o arando vermelho – ou oxicoco, mirtilo-vermelho, cranberry e airela como também é conhecido -, cresce principalmente em turfeiras nas regiões orientais da América do Norte. O arando vermelho era usado por tribos indígenas americanas tanto em cerimônias como em forma de medicamento.

Arando vermelho

Indicação se dá principalmente para combater problemas urinários. Foto: iStock, Getty Images

A planta dá um fruto vermelho muito ácido, atualmente usado tanto na culinária como em consumo direto. No Brasil, o mais comum é o consumo do suco. A planta medicinal pode ser usada na prevenção de problemas urinários, como infecções na bexiga, inflamações e infecções nos rins, infecções no trato urinário, retenção de líquidos e gota.

Seus princípios ativos incluem o fenol glicosídeos (arbutina), taninos, proantocianinas. Também é usado para tratar diarreias e pode fazer um bom efeito contra a herpes labial. O arando vermelho é considerada uma das plantas medicinais mais eficazes. Seu suco tem um efeito preventivo comprovado em mulheres que sofrem frequentemente com cistites.

Arando vermelho combate a cistite

 

A conclusão foi feita a partir de estudos realizados na Finlândia, que demonstraram um redução importante das crises de cistites nas mulheres que bebiam regularmente o suco.

Ficou comprovado no estudo, que moléculas (proantocianidina, substância de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias) presentes no arando vermelho modificam a adesão da bactéria Eschericha Coli (principal causa das cistites). A fruta ainda é composta pelas vitaminas C e E.

A fruta também é utilizada por pacientes com bexiga neurogênica, uma doença do sistema nervoso ou de nervos envolvidos no controle da micção e também por pacientes que sofrem de incontinência urinária, com o objetivo de desodorizar a urina.

Algumas pessoas usam o arando vermelho para aumentar o fluxo de urina, matar germes, acelerar a cicatrização da pele e baixar a febre. Portadores da diabetes tipo 2, da síndrome da fadiga crônica, do escorbuto, da pleurisia, de câncer e de doenças cardiovasculares também são orientados a consumir a fruta pelo alto teor de antioxidantes nela presentes.

Estudos mostram ainda que a presença de proantocianidinas impede a fixação da bactéria que causa gastrites e úlceras. O suco de arando vermelho, variedade mais consumida da fruta, pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais. Também é possível encontrar em fruta fresca, suco, calda e fruta seca. 

 

Vale lembrar que a planta contém quantidades significativas de ácido salicílico, semelhante à aspirina, portanto deve ser evitado por pessoas alérgicas ao medicamento. Especialistas usaram diferentes quantidades de suco de cranberry em suas pesquisas, e contrataram benefícios significativos com o consumo diário de aproximadamente 480 ml da bebida.

Receita de chá de arando vermelho

 

Embora o suco ou o consumo da fruta fresca sejam indicados para os tratamentos feitos à base desta planta, também o chá das folhas pode ser consumido. Para preparar, basta colocar duas colheres (sopa) de arando e sobre ela uma xícara de água fervente. Mantenha em infusão por 10 minutos. Beba o líquido até três vezes ao dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!