Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para acabar com o sangramento no nariz

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

Embora seja um episódio assustador, em geral, o sangramento no nariz, não tem nenhum significado grave para sua saúde. Acontece muito no inverno, já que o ar seco seca as membranas nasais, tornando mais fácil uma pequena hemorragia.

Cutucar o nariz com o dedo, ou assoar muito forte pode ter o mesmo resultado. Sinusite, alergias e desvio de septo são outras das causas. Aprenda receitas caseiras para acabar com esse problema.

sangramento-no-nariz

Saiba como conter e prevenir os sangramentos no nariz. Foto: Shutterstock

O que fazer em caso de sangramento no nariz

Quando o sangramento no nariz começar, prepare uma compressa de água fria ou cubos de gelo, com o auxílio de uma toalha ou pano. O frio fará com que os vasos sanguíneos se contraiam, diminuindo o fluxo de sangue, a inflamação e o inchaço. Incline sua cabeça para trás ou se deite, aplicando a compressa sobre a nuca e testa.

Comprimir as narinas com os dedos polegar e indicador é outra medida rápida que pode ser tomada quando a hemorragia nasal iniciar. Mantenha o nariz comprimido com os dedos durante dez minutos, para que o sangue coagule. Não esqueça de fazer isso deitado ou, pelo menos, com a cabeça inclinada para trás, impedindo que o fluxo de sangue saia para do nariz.

Antissépticos naturais, as folhas de manga também podem cessar o seu sangramento no nariz. Prepare o líquido fervendo duas colheres (sopa) das folhas fatiadas em meio litro de água por cinco minutos. Depois, é só pingar algumas gotas do chá nas narinas. Se a hemorrogia acontece com frequência, uma boa dica é deixar esse preparado pronto na geladeira.

Talvez você passe mal ao inclinar sua cabeça para trás, uma vez que a drenagem do sangue pela garganta pode causar asfixia e dor de estômago. Nesse caso incline a cabeça para frente, pegue um pano para não se sujar por inteiro e jogue água fria na nuca, para que o sangramento no nariz pare. Senão conseguir fazer isso sozinho, peça a ajuda de alguém.

Como prevenir o sangramento no nariz

Colocar um cotonete ou um pedaço de papel enrolado no nariz na hora da hemorragia ameniza o fluxo sanguíneo. Depois de fazer isso, triture folhas de coentro fresco e coloque duas gotas do sumo extraído na narina, parando o sangramento. Aplicar vaselina na parte interior do nariz, com o auxílio de cotonete ou dedo, ajuda a hidratar as paredes, evitando o sangramento. Se possível, faça isso duas vezes por dia.

Alimentos com vitamina E, alho, gengibre e ginseng são todos anticoagulantes que devem ser ingeridos para prevenir o sangramento no nariz. Frutas cítricas também ajudam na prevenção desse mal. O biofalavanoide encontrado nelas auxilio no fortalecimento dos vasos sanguíneos, para que eles não sejam tão suscetíveis a ruptura. Consuma as frutas diariamente, na quantidade que desejar.

Se a sua hemorragia durar mais do que 20 minutos ou tiver começado depois de um ferimento na cabeça, o ideal é se dirigir a um hospital para receber um atendimento médico. O mesmo procedimento deve ser tomado se você tiver levado uma pancada no nariz e suspeite que ele possa ter quebrado ou se o sangramento também afetar as laterais dos olhos, próximos às narinas ou orelhas.