Remédios Caseiros

Lambari: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

Natural da Turquia, sudoeste da Ásia e Cáucaso, a lambari é uma planta herbácea viscosa, da família botânica Lamiaceae, que pode crescer até 80 centímetros de altura e possui folhas pilosas, elípticas, espessas e de cor esverdeada. Seu nome científico é Stachys lanata L., e popularmente é conhecida também como lambarizinho, língua-de-vaca, orelha-de-lebre, orelha-de-cordeiro, peixe-de-pobre, peixe-frito, peixinho-frito e sálvia-peluda.

Mesmo se desenvolvendo melhor em regiões temperadas subtropicais, a lambari resiste as baixas temperaturas comuns do inverno. Ela prefere solos aerados, bem drenados, com matéria orgânica e úmidos em abundância. Comestível, essa planta foi batizada com nome do peixe por deixar na boca, depois de cozida, um gosto muito parecido com o da iguaria.

Lambari

Lambari é uma erva que traz uma série de benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da erva lambari à saúde

 

De uso semelhante à Salvia Officinalis, ou sálvia comum, a lambari possui propriedades béquicas e emolientes. A primeira é uma substância antissugínea ou antitússica, que diminui as inflamações de laringe e acalma a tosse. A segunda tem o acréscimo da ação calmante para pele e outros tecidos. As folhas ainda funcionam como isolante térmico quando desidratadas.

Para aproveitar esse expectorante natural e acabar com as inflamações e irritações causadas pela gripe, faça um chá com duas colheres (chá) de folhas de lambari secas e uma xícara de água. Ferva a água e coloque sobre a erva, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, coe e consuma. Tome esse chá de duas a três vezes ao dia.

Sua ação digestiva ainda ajuda a tratar de problemas estomacais. Separe duas gramas das folhas de lambari e 150 ml de água. Primeiro, lave bem as folhas da planta e corte-as em pequenos pedaços. Ferva a água e depois adicione as folhas picadas.

Deixe a mistura tapada, repousando por cerca de cinco minutos. Depois coe e espere amornar. Tome esse chá até três vezes ao dia. Gestantes devem evitar esse tratamento.

No geral, a decocção dessa erva é feita com o uso de 9 a 15 gramas de lambari por dia. Diferente da infusão usada na receita para indigestão, as folhas da planta são cozinhadas juntamente com a água. Outra maneira de tratamento com é preparar a planta à milanesa.

Para isso, também precisará de meia xícara de farinha de trigo, meia xícara de água gelada, uma colher (sopa) de maisena, uma pitada de fermento em pó, sal e óleo. Misture tudo, mergulhe o lambari e frite-o. Coma essa iguaria sempre que possível.

 

Contraindicações da lambari

 

Os estudos feitos com a lambari não encontraram nenhuma contraindicação ou efeito colateral que possa fazer mal ao paciente. Porém, toda planta medicinal pode conter substâncias químicas capazes de provocar alergias, inflamações e intoxicações mais sérias.

Por esse motivo, não deixe de consultar um especialista antes de se automedicar, até mesmo para averiguar se não há interação com possíveis medicamentos que você costuma tomar. Dependendo de seu quadro clínico, o médico ainda poderá receitar outro tratamento para complementar as propriedades curativas dessa planta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!