Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar o sarampo

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

A hidratação do corpo, aliada ao repouso, é uma das melhores medidas para combater o sarampo. Beber bastante água e se alimentar ajudam, mas, além disso, você pode experimentar alguns remédios naturais para acelerar o processo de cura. Conheça algumas receitas caseiras para tratar a doença.

sarampo

Chás e banhos de imersão podem ajudar a aliviar os sintomas do sarampo. Foto: iStock, Getty Images

Chá de sabugueiro é eficiente contra o sarampo

Ingerir chás é outra excelente alternativa. Um exemplo é o chá de sabugueiro, que induz a transpiração, processo fundamental para ajudar a curar as erupções de pele características do sarampo.

Faça este chá com flores colhidas próximo ao meio-dia. É neste período que os princípios ativos da planta estão mais concentrados. Use três colheres de sopa para um litro de água fervente. Durante o dia, beba até quatro xícaras deste chá.

Um chá de pau tenente é outra alternativa para amenizar os incômodos causados pelo sarampo. Esta planta tem propriedades febrífugas e antiespamódicas, que estimulam o apetite, já que a febre causada pela doença diminui consideravelmente a vontade de comer.

Você vai precisar de uma colher das de sopa de folhas secas de pau tenente e meio litro de água. Misture as folhas na água e deixe ferver. Depois que ferver, deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba de duas a três xícaras deste chá diariamente.

Outra boa opção é a bardana. Use duas colheres de sopa da raiz da bardana e dois copos de água. Misture e leve ao fogo até que ferva. Quando estiver morno, coe e beba três xícaras diariamente.

Banhos e caldos para tratar o sarampo

O caldo de aveia também pode ser usado no combate ao sarampo, e seu preparo é bem mais simples do que você pode imaginar: cozinhe uma xícara de aveia em um litro de água. Ponha este caldo em uma banheira, que deve ser completada com água morna. Este banho de imersão é altamente eficiente no combate à coceira causada pelas feridas da doença.

Outro banho bastante indicado para amenizar os sintomas do sarampo é o de folhas de eucalipto. Para prepará-lo, proceda como no caldo de aveia, descrito acima. Durante a manhã, faça um banho de imersão e, imediatamente depois, enxágue o corpo com água fria. Seque a pele delicamente com uma toalha macia.

Vacina e cuidados médicos

Apesar de existirem inúmeras receitas para tratar e aliviar os sintomas desta doença, não esqueça que a vacina ainda é a maior e mais eficiente arma contra ela. Os pais devem estar sempre atentos ao calendário de vacinação dos seus filhos. Lembre-se que o sarampo é uma doença altamente contagiosa – portanto, se alguma criança da escola do seu filho estiver com ela, fique atento.

O principal sintoma visível da enfermidade é a presença de manchas avermelhadas na pele. Diante disso, procure imediatamente orientação médica, mesmo que a pessoa já tenha sido vacinada. Febre, mal-estar, tosse, coriza, inapetência, conjuntivite, manchas brancas na parte interna das bochechas, além de otite, encefalite e pneumonia, podem ser complicações decorrentes do sarampo.