Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar úlceras

Por Redação Doutíssima 09/11/2014

Mais comumente encontradas no estômago e no intestino, as úlceras também podem ser tratadas com remédios caseiros. É importante, no entanto, que as feridas abertas ou fissuras que atingem o revestimento dos órgãos sejam acompanhadas por médicos. As que aparecem no estômago são denominadas úlceras gástricas – o tipo mais comum.

 

úlceras

Remédios naturais e caseiros podem agir diretamente nos sintomas da úlcera. Foto: iStock, Getty Images

 

É batata!

A batata é um ótimo remédio caseiro para tratar úlceras gástricas. Separe uma batata lisa, passe-a pela centrífuga ou pelo processador de alimentos e tome o suco logo em seguida, preferencialmente em jejum. Outro modo de preparar a batata como remédio para a úlcera é ralar a raiz e espremê-la a fim de obter o suco concentrado.

 

O suco deve ser ingerido diariamente, também em jejum, conforme a orientação acima, ao longo de todo o dia, ou sempre que sentir dor. Considerada um antiácido natural, a batata é eficaz também em situações de azia e gastrite. E o melhor, não tem contraindicações, pode ser consumida sem receio algum.

 

Repolho para tratar úlceras

 

Um poderoso remédio para tratar as úlceras, o repolho é rico em compostos medicinais, sendo uma das alternativas mais eficazes na medicina caseira. Por aumentar a resistência das paredes do estômago, é uma importante barreira contra os ataques ácidos, sendo extremamente rico em fitonutrientes. O repolho também trata a úlcera que atinge o duodeno.

 

Tomar quatro xícaras de suco de repolho por dia pode acelerar a cura da úlcera em até 10 dias. E quando associado ao já citado suco de batata crua, os resultados positivos surgem em menos tempo.

 

Se você não quiser tomar o suco de repolho, pode optar por tomar uma cápsula diária – o resultado será o mesmo. Você ainda tem como alternativa consumir o repolho desidratado ou em pó, que pode ser encontrado com facilidade em lojas especializadas em produtos naturais.

 

A eficácia do repolho no tratamento se explica pelo chamado fator U antiulceroso, o que corresponde a uma substância denominada de glutamina, que também pode ser adquirida em cápsulas. Mas se você quiser recorrer ao suco, é importante saber que ele deve ser preparado com água morna. A alternativa é consumi-lo em sopas ou cru, na salada.

 

O repolho também é rico em vitamina A, responsável por rejuvenescer os tecidos do corpo e, por causa de seu alto teor de enxofre, combate infecções na pele. O repolho ainda melhora a capacidade do sistema imunológico para livrar o organismo de toxinas, aumentando a taxa do hormônio estrogênio. E não é só isso: ele também é um excelente remédio para a cura de distúrbios metabólicos e artrite.

 

Hábitos a evitar no tratamento de úlceras

 

Evite ingerir bebidas alcoólicas

 

O álcool irrita a úlcera. Logo, ao atingi-la, é como se você jogasse álcool em uma ferida aberta na pele. Se você beber álcool ainda pode ter inflamações nas paredes do estômago e dos intestinos.

 

Evite frituras, gorduras e bebidas gaseificadas

 

Quem tem úlceras deve priorizar alimentos de fácil digestão e em pequenas porções. Dê preferência a verduras, cereais quentes, purê de batata, um creme ou sopa, frango sem pele e iogurte.

 

Evite o cigarro

 

O hábito de fumar aumenta os ácidos do estômago. Estes ácidos irritam o revestimento do estômago.

 

Cuidado com medicamentos

 

Não use medicamentos anti-inflamatórios nem esteróides para aliviar a dor provocada pela úlcera. Sempre que estiver em duvida, busque a orientação de um médico.

 

 


Sites parceiros