Obesidade, gravidez, má circulação sanguínea, estresse, alterações hormonais, viagens longas e trombose são alguns dos fatores que podem dar origem aos pés inchados. Muita gente não trata esse problema com a devida atenção, por não saber que ele pode se transformar ou indicar algo mais sério. Se esse é o seu caso, considere usar algum remédio caseiro para tratar de uma vez essa condição.
Por que fico com os pés inchados?
Os pés inchados são cientificamente chamados de edema. De acordo com especialistas, pés, pernas e tornozelos incham devido ao aumento da pressão arterial ou uma alta ingestão de sal. Então, se você não está grávida e notou seus pés diferentes, preste atenção.
Se essa é uma condição que aparece com uma certa regularidade, isso pode levar à formação de coágulos sanguíneos nas pernas, que, por sua vez, podem afetar as veias, levando a pessoa a ter dificuldades para caminhar.
O mais recomendável é sempre procurar um médico, que poderá fazer o diagnóstico preciso da origem dos pés inchados. Mas paralelamente ao tratamento especializado, vale a pena apostar algumas fichas nos remédios caseiros abaixo, que podem tratar também as pernas e tornozelos.
Remédios caseiros para tratar os pés inchados
Semente de Aipo
As sementes de aipo são frequentemente utilizadas na medicina ayurvédica para uma grande quantidade de doenças e condições – entre elas os pés inchados. Elas podem ser usadas como um diurético para ajudar a libertar o excesso de fluido corporal e são especialmente úteis para algumas pessoas durante um ataque de gota ou artrite.
Sementes de aipo estão disponíveis em cápsulas e infusão. Não use esse produto se você tomar diuréticos, a menos que um profissional da saúde dê o OK. Evite as sementes de aipo se você estiver amamentando, grávida ou tem inflamação nos rins.
Salsa
A salsa não é apenas um condimento saboroso. Ela tem propriedades diuréticas suaves que podem ajudar a aliviar os pés inchados, acabando com a retenção de líquidos. Ela estimula a produção de urina e atua como um tônico renal.
Você pode incluir a salsa em suas saladas, como condimento, comprá-la seca em cápsulas ou fazer chá com esta planta. Esse remédio caseiro é considerado seguro, mas converse com o seu profissional de saúde antes de usar a salsa para a função diurética.
Cavalinha
A cavalinha é outra planta usada como diurético para remover o excesso de fluidos do organismo e aumentar a micção. É também usada para ajudar a dissolver o ácido úrico nos rins, aumentando a quantidade de urina produzida. A cavalinha ainda pode ser útil para aliviar o inchaço nos pés e tornozelos para pacientes com gota, ao impedir o depósito de cristais de ácido úrico nas articulações.
Além disso, pode auxiliar no tratamento de infecções do trato urinário e melhorar a função renal, o que, por sua vez, permite que o corpo libere o excesso de fluidos. A única forma de cavalinha que é considerado segura para os seres humanos é chamado de Equisetum arvense. Verifique com um especialista em ervas para garantir que você está consumindo o melhor produto para as suas necessidades.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!