Remédios Caseiros

Trate os pés inchados com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

Obesidade, gravidez, má circulação sanguínea, estresse, alterações hormonais, viagens longas e trombose são alguns dos fatores que podem dar origem aos pés inchados. Muita gente não trata esse problema com a devida atenção, por não saber que ele pode se transformar ou indicar algo mais sério. Se esse é o seu caso, considere usar algum remédio caseiro para tratar de uma vez essa condição.

pés-inchados

Soluções caseiras podem ser a melhor alternativa para desinchar os pés. Foto: iStock, Getty Images

Por que fico com os pés inchados?

Os pés inchados são cientificamente chamados de edema. De acordo com especialistas, pés, pernas e tornozelos incham devido ao aumento da pressão arterial ou uma alta ingestão de sal. Então, se você não está grávida e notou seus pés diferentes, preste atenção.

Se essa é uma condição que aparece com uma certa regularidade, isso pode levar à formação de coágulos sanguíneos nas pernas, que, por sua vez, podem afetar as veias, levando a pessoa a ter dificuldades para caminhar.

O mais recomendável é sempre procurar um médico, que poderá fazer o diagnóstico preciso da origem dos pés inchados. Mas paralelamente ao tratamento especializado, vale a pena apostar algumas fichas nos remédios caseiros abaixo, que podem tratar também as pernas e tornozelos.

Remédios caseiros para tratar os pés inchados

Semente de Aipo

As sementes de aipo são frequentemente utilizadas na medicina ayurvédica para uma grande quantidade de doenças e condições – entre elas os pés inchados. Elas podem ser usadas como um diurético para ajudar a libertar o excesso de fluido corporal e são especialmente úteis para algumas pessoas durante um ataque de gota ou artrite.

Sementes de aipo estão disponíveis em cápsulas e infusão. Não use esse produto se você tomar diuréticos, a menos que um profissional da saúde dê o OK. Evite as sementes de aipo se você estiver amamentando, grávida ou tem inflamação nos rins.

Salsa

A salsa não é apenas um condimento saboroso. Ela tem propriedades diuréticas suaves que podem ajudar a aliviar os pés inchados, acabando com a retenção de líquidos. Ela estimula a produção de urina e atua como um tônico renal.

Você pode incluir a salsa em suas saladas, como condimento, comprá-la seca em cápsulas ou fazer chá com esta planta. Esse remédio caseiro é considerado seguro, mas converse com o seu profissional de saúde antes de usar a salsa para a função diurética.

Cavalinha

A cavalinha é outra planta usada como diurético para remover o excesso de fluidos do organismo e aumentar a micção. É também usada para ajudar a dissolver o ácido úrico nos rins, aumentando a quantidade de urina produzida. A cavalinha ainda pode ser útil para aliviar o inchaço nos pés e tornozelos para pacientes com gota, ao impedir o depósito de cristais de ácido úrico nas articulações.

Além disso, pode auxiliar no tratamento de infecções do trato urinário e melhorar a função renal, o que, por sua vez, permite que o corpo libere o excesso de fluidos. A única forma de cavalinha que é considerado segura para os seres humanos é chamado de Equisetum arvense. Verifique com um especialista em ervas para garantir que você está consumindo o melhor produto para as suas necessidades.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!