Remédios Caseiros

Oliveira: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

Muitas pessoas usam o fruto da oliveira, as azeitonas, em suas mesas, e não conhecem os benefícios medicinais que ela oferece a partir de suas folhas. Elas também podem ser usadas como um remédio medicinal muito eficiente na prevenção e tratamento de algumas doenças.

Esta planta nativa do Mediterrâneo possui propriedades conhecidas a milhares de anos. Já em 3500 A.C., as folhas eram utilizadas para limpar feridas e,em 1800, descobriu-se que elas também podem ser um bom tratamento contra a malária.

oliveira

Planta oferece benefícios que vão muito além do sabor das azeitonas. Foto: iStock, Getty Images

Um dos compostos primários da folha de oliveira é uma substância chamada oleuropeína, que tem atraído a atenção científica desde o início de 1900. Um iridoide por definição, a oleuropeína exibe ação antibacteriana, antiviral e antifúngica, e é útil para o combate de vários tipos de infecções.

Oliveira tem compostos antioxidantes

 

Além disso, esta substância também parece aumentar a produção do corpo de uma outra substância que ajuda a queimar gordura. Há também vários outros compostos antioxidantes nas folhas de oliveira.

Estes antioxidantes tornam a folha item importante em um tratamento potencialmente eficaz em doenças que podem estar relacionadas com danos por radicais livres e estresse oxidativo, tais como doença cardíaca, doença de Alzheimer e artrite.

O extrato de folha de oliveira ajuda na prevenção do câncer, retarda o envelhecimento e protege a pele contra os efeitos nocivos da exposição ao sol.

Remédios caseiros com oliveira

 

Algumas pesquisas mostram que a planta  possui propriedades hipotensoras, provavelmente como resultado da ação sobre a musculatura lisa. Além disso, os extratos da folha possuem ação antiespasmódica, vasodilatadora, e propriedades antiarrítmicas.

Com isso, você pode usá-la para prevenir e tratar algumas doenças. Veja quais são os melhores remédios caseiros com esta planta e coloque mais qualidade de vida em sua rotina.

1.Chá

O chá é uma das aplicações da planta mais tradicionais, já que atua em diversas condições que contribuem para o aparecimento de doenças. Você pode tomar este chá para manter um peso saudável.

Você vai precisar de uma colher de sopa de folhas de oliveira secas e um litro de água. Para preparar, basta ferver a água e depois disso, acrescentar as folhas. Desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos. Para perder aquela gordurinha indesejada, basta beber 3 xícaras diariamente.

2.Infusão

A planta é bastante indicada para tratar hipertensão. O tratamento caseiro pode ser feito com 18 folhas e 800 ml de água. Em uma panela, coloque a água e as folhas e deixe ferver até que a água fique reduzida à metade. Depois, coe e deixe que a infusão fique a uma temperatura agradável. Beba este chá todos os dias para obter o efeito desejado.

Outras formas de uso

 

Se você não possui acesso às folhas de oliveira, em muitas lojas de produtos naturais você pode encontrar o extrato das folhas da planta ou cápsulas. Neste caso, você deve usar conforme a indicação na embalagem. Lembre-se sempre de consultar o seu médico antes de fazer o uso de qualquer remédio natural.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!