Remédios Caseiros

Aprenda remédios caseiros para aliviar as cólicas em bebês

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

As cólicas em bebês são espasmos dolorosos ou contrações do intestino, cujas verdadeiras causas não são completamente conhecidas. O certo é que é uma condição que afeta muitas crianças que tem entre um e três meses de vida.

Essas contrações tendem a piorar em determinados momentos do dia – geralmente durante o período noturno -, em episódios que podem durar desde alguns minutos até algumas horas. As cólicas em bebês tornam difícil levantar as perninhas e procurar posições diferentes para aliviar as dores. As dores podem ser combatidas com alguns remédios caseiros e naturais.

cólicas-em-bebês

Cólicas intestinais são normais em bebês que têm entre um e três meses de vida. Foto: iStock, Getty Images

Qual a origem das cólicas em bebês

Especula-se que esses espasmos sejam originados por problemas gastrointestinais, possivelmente causados devido à imaturidade do sistema digestivo. Outras possíveis causas são intolerância à lactose, alergia ou ansiedade da mãe ao alimentar a criança. Seja qual for a causa, as cólicas em bebês costumam estar associadas a dores de estômago e gases intestinais.

Acabando com as cólicas em bebês com métodos caseiros

A primeira coisa a saber é que, embora esses episódios sejam terrivelmente agoniantes para os pais e para o bebê, a cólica é uma fase temporária que normalmente não ultrapassa os três meses, permitindo que as rotinas de sono voltem ao normal ao final desse período.

Mas se você conseguir amenizar as dores de seu filho com remédios naturais, todo mundo sai feliz. Conheça alguns métodos que podem ser usados para aliviar as cólicas em bebês:

Hortelã

Faça a imersão de hortelã em água e dê para o seu bebê tomar. A água com sabor de menta pode acalmar as dores e relaxar o estômago. É evidente que o aroma de hortelã não deve ser muito forte, caso contrário poderá causar ainda mais desconforto, uma vez que o estômago de um bebê pequeno é muito delicado. Dê apenas um pequeno toque de hortelã.

Camomila

Outra infusão conhecida é a feita com camomila. Se você der várias colheres de chá de camomila diariamente, é provável que a dor seja menos severa à noite.

Compressa

Coloque na barriguinha do bebê um pouco de água morna ou uma toalha molhada em água morna e isso irá relaxar e aliviar o desconforto. Lembre-se que a água não deve ser muito quente, já que a pele do bebê é mais sensível – verifique sempre se a temperatura é adequada antes de adotar esse método. Um banho de 20 a 30 minutos em água morna também pode funcionar.

Massagem

Massageie suavemente as pernas do seu bebê, especialmente acima dos joelhos. Assim você estimulará o trabalho intestinal, encurtando o tempo da cólica e ajudando a eliminar os gases.

Relaxar

Para relaxar, você também pode tentar caminhar com ele no colo por um tempo. Suas vibrações de proteção vão fazer ele se sentir melhor e esquecer as dores. As cólicas em bebês são aliviadas quando eles estão calmos.

Leite

Se o seu bebê já é maior e bebe leite de vaca, pode ser essa a origem das cólicas. Tente mudar o leite que ele consome e converse com o seu médico sobre a alimentação.


Sites parceiros