Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar a fibromialgia

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

A fibromialgia é uma síndrome que pode ter origem de natureza tanto biológica quanto social ou psicológica. Essa condição, que pode se tornar crônica, provoca dores no corpo sem razão aparente, já que não há área inflamada.

Por não ter sinais exteriores, é chamada de “dor invisível”. Se você não é adepto de medicamentos analgésicos e outros fármacos e sofre desse problema, pode tentar alguns remédios caseiros igualmente eficazes.

fibromialgia

Fibromialgia provoca dor sem motivo aparente ou sinais externos. Foto: iStock, Getty Images

Causas e sintomas da fibromialgia

Não se conhece ao certo quais são as causas da fibromialgia, mas sabe-se que há relação com níveis de serotonina mais baixos nos portadores dessa doença, bem como desequilíbrios hormonais. Portanto, especula-se que padrões inadequados de sono, estresse ou drenagem excessiva de energia podem levar a essa condição.

Qualquer pessoa pode ter fibromialgia, mas, em geral, as pessoas mais atingidas estão na faixa dos 20 aos 50 anos de idade. Além da dor invisível, podem ser sintomas dessa síndrome a fadiga, falta de disposição, síndrome do cólon irritável, sensibilidade durante a micção, cefaleia e distúrbios psicológicos..

Tratando a fibromialgia com remédios caseiros

Alguns remédios caseiros, se forem seguidos corretamente, podem fazer maravilhas para amenizar os sintomas da fibromialgia. Esses remédios não trazem efeitos colaterais como os medicamentos normais e podem melhorar a qualidade de vida. Veja quais são:

Cânfora

A cânfora ajuda a dar mais tensão aos músculos, reduzindo a dor – é frequentemente utilizada por pessoas que sentem fortes dores nas costas. A redução da dor aumenta a eficiência geral do nosso corpo também. A planta pode ser usada na forma de óleo – aplicando-o sobre os músculos ou ossos.

Vegetais

Os vegetais verdes são uma obrigação, uma vez que fornecem ingredientes necessários para os ossos e músculos permanecerem bem conservados, tornando-os mais fortes e saudáveis. A ingestão de vegetais como abóbora deve ser priorizada. Já o repolho, a berinjela, a batata e o espinafre devem ser evitados, se possível.

Gengibre

Consumir gengibre ajuda a obter alívio da dor e da inflamação. A ingestão pode ser na forma de chá de gengibre, pelo menos duas vezes por dia.

Óleo de calêndula

Este óleo é excelente para aliviar a dor causada pela fibromialgia. Misture o óleo de calêndula com óleo de alecrim para aumentar a sua eficácia. Para usar as propriedades curativas do óleo, você deve dilui-lo com uma quantidade igual de água e, em seguida, massagear suavemente toda a sua pele.

Relaxar

Dormir bem durante o período da doença é vital. A fadiga é um dos principais sintomas e causas da fibromialgia, por isso, descansar adequadamente pode ajudar a tratar este problema. Manter um ambiente livre de estresse e não assumir responsabilidades que podem te sobrecarregar também ajuda.

Hábitos

Além de procurar uma rotina menos estressante, praticar exercícios físicos com regularidade também é um ótimo tratamento. Também deve-se evitar carregar objetos muito pesados e procurar sempre uma posição confortável quando for permanecer parado ou sentado por muito tempo. Considere, ainda, procurar um auxílio psicológico.