Remédios Caseiros

Aprenda 4 receitas caseiras de chá para pressão baixa

Por Redação Doutíssima 21/11/2014

A hipotensão é uma condição em que a pressão arterial se torna tão baixa que provoca sintomas como tonturas, desmaios, fadiga, náuseas, dificuldade em respirar, visão turva, palpitações e pele fria. Isso porque há um fluxo insuficiente de sangue para alguns órgãos, como o cérebro, os rins e o coração. Para reverter essa situação, há alguns tipos de chá para pressão baixa que podem ser consumidos diariamente.

chá-para-pressão-baixa

A pressão sanguínea pode ser equilibrada com remédios caseiros como os chás. Foto: Shutterstock

Chá para pressão baixa e cuidados na alimentação

A pressão baixa é causada por problemas como desidratação, deficiências nutricionais, problemas cardíacos, gravidez, distúrbios endócrinos, neurológicos e entre outras condições. Para tratar a pressão arterial baixa, geralmente é necessário aumentar a ingestão de sal e líquidos.

Além disso, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em carboidratos, como pão, arroz, massas e batata. Alguns remédios naturais também ajudam, principalmente um bom chá para pressão baixa. Veja quais são as melhores plantas que você pode usar para esse fim.

Conheça as melhores opções de chá para pressão baixa

1. Chá de manjericão

A infusão feita com o manjericão é um bom chá para pressão baixa, já que esta planta é rica em vitamina C, magnésio, potássio e ácido pantatênico. Além disso, o manjericão ajuda a equilibrar a mente e reduz o estresse.

Para fazer este chá, você precisa somente colocar algumas folhas de manjericão em água fervente. Depois é só aguardar alguns minutos e adicionar uma colher de chá de mel. Beba este chá todos os dias com o estômago vazio. Você também pode mastigar quatro folhas de manjericão pela manhã.

2. Chá de hibisco

O hibisco é uma planta que contém fitoquímicos bioativos que atuam como um inibidor da ECA – enzima conversora da angiotensina, que reduz a pressão arterial através da dilatação das artérias.

O chá de hibisco é tão eficaz na redução da pressão arterial quanto o captopril, um inibidor da ECA, prescrito para tratar a hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. Para isso, você deve tomar três xícaras por dia. Para os melhores resultados, prepare o chá fresco diariamente.

3. Chá de alecrim

Acredita-se que o alecrim é útil na normalização da pressão arterial baixa porque esta erva estimula o sistema nervoso central e melhora a circulação. Por isso, esse é uma das melhores opções de chá para pressão baixa.

Tome uma infusão preparada na hora com esta erva ou você podem adicionar em seus alimentos. Beba pelo menos duas xícaras de chá de alecrim por dia e veja a normalização da sua pressão. Você também pode usar a aromaterapia, e colocar alguns ramos de alecrim em lugares estratégicos da sua casa.

4. Chá de gengibre

O gengibre é outra erva usada tanto para a pressão arterial elevada, e com ele pode ser feito um chá para pressão baixa. Ele possui diversos compostos benéficos, incluindo poderosos antioxidantes e substâncias químicas, como gingerol, shogaol e zingerona.

Além disso, tem uma ação anticoagulante, antiespasmódicos, anti-inflamatórios, e várias outras propriedades. Ele estimula a circulação e aumenta o fluxo de sangue, que parece ser a razão pela qual ela regula a pressão sanguínea de forma tão eficaz.

Para fazer o chá de gengibre, use duas colheres de gengibre ralado e ferva em uma xícara de água. Depois de ferver, cubra e aguarde por 10 minutos, antes de coar e beber o chá.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!