Remédios Caseiros

Confira os principais benefícios dos remédios caseiros com gengibre

Por Redação Doutíssima 06/12/2014

Originária da Ilha de Java, da Índia e da China, o gengibre chegou no Brasil um século após o descobrimento e logo se tornou muito famoso por aqui. A sua raiz é muito utilizada, não apenas como tempero e ingrediente, mas também para fazer uma série de remédios caseiros com gengibre, usados no tratamento de inúmeras doenças.

remedios-caseiros-com-gengibre

O gengibre, além de tempero, é uma planta medicinal. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios dos remédios caseiros com gengibre

Alguns dos efeitos benéficos do gengibre para o organismo se dão no sistema digestivo, por meio de suas propriedades terapêuticas, e nas vias respiratórias, graças à sua ação anti-inflamatória. Sendo assim, descubra, abaixo, quais são os melhores remédios caseiros com gengibre e quais as suas aplicações.

Conheça os melhores remédios caseiros com gengibre

 

  1. Gripes e resfriados

 

Dor no corpo, febre e dor de cabeça são alguns dos sintomas causados pela gripe e resfriado, mas esse mal pode ser sarado a partir de remédios caseiros com gengibre. A planta medicinal age descongestionando o peito e expandindo os pulmões, facilitando a respiração. Ainda acalma os espirros e fortalece o sistema imunológico para combater o vírus da gripe, devido às suas propriedades antivirais.

 

  1. Garganta

 

Remédios caseiros com gengibre agem contra a irritação na garganta, por serem potentes analgésicos naturais, que combate a dor e a inflamação. Bactericida  e anti-inflamatório, o gengibre ainda é relaxante e expectorante, ajudando a aliviar infecções das vias respiratórias, bronquites e asma. Para esses fins, você deve tomar o chá quente de gengibre. Lembre-se de tirar a casca da planta com uma faca antes de colocá-la ferver.

 

  1. Má digestão

 

Aposte em remédios caseiros com gengibre e abandone aquele sensação de estômago pesado, azia e gases. Eles amenizam a indigestão e reduzem a inflamação, enquanto constroem uma parede protetora no estômago que não permite que haja refluxo com os ácidos causadores da azia.

 

Além disso, a constipação, também conhecida como intestino preso, pode ser tratada com a planta medicinal, que estimula o movimento muscular do trato digestivo.

 

  1. Cólica

 

A cólica sentida no período de menstruação pode ser amenizada com o gengibre, já que ele contém substâncias analgésicas e anti-inflamatórias. Tome-o em forma de chá sempre que sentir dor, ou antes dela, de forma preventiva.

 

A dose do chá pode ser consumida de duas a três vezes por dia. Para potencializar ainda mais o efeito analgésico do gengibre, prepare banhos e compressas quentes com a planta.

 

  1. Afrodisíaco

 

Uma substância contida no gengibre chamado gingerol aumenta o desejo sexual ao estimular a circulação sanguínea, uma vez que tanto a clitóris quanto o pênis possuem muitas terminações nervosas. Para estimular ainda mais esses órgãos, massagens com o óleo de gengibre são muito usadas. Seu cheiro forte e sabor picante também são considerados fatores afrodisíacos, porque estimulam o olfato e o paladar.

 

  1. Emagrecimento

 

Perder aqueles quilos a mais fica fácil com remédios caseiros com gengibre. A planta medicinal provoca a sensação de saciedade rapidamente, impedindo que você coma muito, através da queima de toxinas. Além disso, sua ação termogênica acelera o metabolismo, fazendo com que você queime calorias com maior facilidade. Já a sua ação anti-inflamatória evita a tão temida celulite, mantendo sua pela lisa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!