Remédios Caseiros

Remédio para enxaqueca para fazer em casa. Conheça opções

Por Redação Doutíssima 25/10/2014

A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa que atinge grande parte da população. Normalmente, essas dores são pulsantes em um dos lados da cabeça, provocando náuseas, vômitos, intolerância à luz e barulhos. As crises de enxaqueca não são apenas uma cefaleia, mas uma síndrome neurológica.

 

A boa notícia é que não é preciso contar apenas com medicamentos no enfrentamento da enxaqueca. Você pode tratar o problema com diversos tipos de remédio para enxaqueca feitos em casa. Veja a seguir algumas opções.

remédio-para-enxaqueca

Fortes e angustiantes dores de cabeça são principal marca da enxaqueca. Foto: iStock, Getty Images

5 opções de remédio para enxaqueca

 

1. Cataplasma de limeira

 

Em um recipiente, esmague 10 folhas de limeira. Acrescente meio copo de água e misture bem, até formar uma pasta. Aplique diretamente essa mistura sobre a área da cabeça que dói com uma gaze. Faça isso sempre que a dor surgir.

 

2. Chá de gengibre

 

O gengibre é um bom remédio para enxaqueca, já que ele contém substâncias anti-inflamatórias, que auxiliam a combater a dor da enxaqueca.

 

Coloque 50 gramas de gengibre com 1 litro de água para cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo. Consuma esse chá diversas vezes ao longo do dia. Você pode consumir tanto quente quanto gelado.

 

3. Suco de laranja com própolis

 

Um bom remédio para enxaqueca é o suco de laranja com própolis. Misture 10 gotas de própolis para 250 ml de suco de laranja natural. Tome essa bebida diariamente. Mas atenção: antes de beber, esquente por alguns segundos no micro-ondas.

 

4. Folha de couve

 

Assim como as folhas de limeira, as folhas de couve também ajudam a combater a dor e se mostram como um efetivo remédio para enxaqueca.

 

Faça compressas com a planta. Basta pegar 5 folhas de couve e esmagá-las bem. Depois coloque no lugar que está doendo. Deixe a compressa por cerca de 30 minutos. Adote esse procedimento pelo menos 3 vezes ao dia. A pele acaba absorvendo as propriedades da folha de couve, que são anti-inflamatórias e, assim, amenizam a dor.

 

5. Chá de alecrim

 

Para fazer uso desse poderoso chá contra as dores da enxaqueca, misture 5 ramos de alecrim com 300 ml de água quente. Deixe parado por 20 minutos e beba em seguida.

 

6. Suco vegetariano

 

Outro remédio para enxaqueca é um suco que leva 5 folhas de espinafres, 2 cenouras e 1 beterraba. Para fazer, misture tudo no liquidificador e acrescente 300 ml de água. Bata bem e consuma em seguida. Você pode tomar esse suco ao longo do dia, quando sentir a dor.

 

O poder do girassol como remédio para enxaqueca

 

O girassol é um poderoso remédio para enxaqueca. Isso porque ele possui propriedades calmantes que auxiliam o sistema nervoso, promovem equilíbrio e amenizam as dores de cabeça intensas.

 

Para fazer uso de seus benefícios, leve as sementes de girassol ao forno e deixe alguns minutos, até dourar.

 

Em seguida, bata as sementes no liquidificador, até que elas virem pó. Adicione esse pó em água fervente e deixe repousando por 30 minutos. Beba 4 xícaras dessa bebida todos os dias.

 

Saiba mais sobre a enxaqueca

 

Sintomas como hiperatividade, depressão nervosa, irritabilidade, falta de apetite, dificuldade de concentração, sonolência, são típicos das crises de enxaqueca. Elas podem durar de 4 a 72 horas.

 

A enxaqueca é desencadeada por muitos fatores, como estresse físico e mental, privação de sono, alterações hormonais, determinados alimentos ou bebidas, como queijos, vinhos e álcool.

 

Para haver diagnóstico de enxaqueca, é necessário que tenham ocorrido mais de cinco crises de dores de cabeça com os sintomas da doença.