Relacionamento

Confira 4 dicas para ter uma separação não traumática

Por Redação Doutíssima 26/10/2014

Depois de anos convivendo juntos, em um relacionamento que pode inclusive ter gerado filhos, é natural que uma separação seja um momento traumático, tanto para o homem quanto para a mulher. Afinal, esse momento, que costuma ser o último passo de um longo processo de desgaste na relação, pode virar uma vida do avesso.

separação

A separação é o último passo de um processo de desgaste de uma relação. Foto: iStock, Getty Images

Como lidar com a separação?

O que acontece é que, por mais que as razões que levaram à separação possam ser fortes e dolorosas, a pessoa pode escolher como ela quer lidar com a situação: aceitando e virando a página ou tornando as coisas mais difíceis ainda. Embora possa parecer difícil, é possível sim minimizar os efeitos de uma separação. Confira abaixo algumas dicas para facilitar essa aceitação.

1. Vire a página

Um dos erros mais comuns em um processo de separação é que continuar nutrindo esperanças de que a situação pode se resolver. Se a ideia de se separar surge em alguma discussão, é o mais claro sinal de que está na hora de tomar uma decisão: ou as coisas se ajeitam ou o relacionamento precisa ser encerrado.

Escolhendo a segunda opção, esqueça o arrependimento e as dúvidas. Uma vez que a decisão foi tomada, aceite e comece a planejar a sua vida daqui em diante.

2. Esclareça

A clareza sentimental é fundamental para minimizar os traumas de um divórcio. Converse com o seu companheiro, saiba o que ele sente por você e diga o que você sente por ele. Quando você não tem certeza do que se passa na cabeça dele, vai começar a presumir e especular uma série de razões para o término do relacionamento, e essas incertezas podem acabar com você.

3. Insegurança

Depois do término de um relacionamento muito longo, é comum e natural que a pessoa se sinta insegura. Afinal já estava há anos acostumada com a vida de casado e nem se lembra como é ser solteiro. A dica aqui é ficar tranquilo, pois com o tempo tudo volta ao normal, você se adapta aos novos costumes e quem sabe logo se apaixona novamente.

4. Reduza os laços

O mais saudável é que, se possível, você e seu ex mantenham uma relação de amizade após a separação – especialmente se vocês possuem filhos. Mas alguns laços podem ser eliminados, para acelerar a cura emocional. Se você tem objetos que o fazem lembrar dele ou que só fizessem sentido quando o casamento ainda existia, não hesite em se livrar – ou devolver – deles.

Portanto, caso você esteja passando por essa situação, essas etapas podem servir de rumo para atravessar essa fase sem traumas. Não é uma tarefa fácil, mas você precisa ser forte e pensar que não há mal eterno – com o tempo, a dor vai passar e a página será virada.