Sexualidade

Confira 9 incríveis curiosidades sobre orgasmo

Por Redação Doutíssima 29/10/2014

Um orgasmo é muito mais complexo do que imaginamos. Durante esse momento, nossos cérebros são inundados com informações, já que há milhões de terminações nervosas no clitóris, lábios, abertura vaginal, pênis, testículos e períneo, que, quando estimulados, geram muito prazer quando são estimulados. Por isso, conhecer algumas curiosidades sobre orgasmo pode ser uma boa maneira de melhorar o seu desempenho sexual.

curiosidades-sobre-o-orgasmo

O orgasmo ainda é um acontecimento misterioso para muitas pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Você tinha conhecimento dessas curiosidades sobre orgasmo?

Quando estimulados com sucesso, esses nervos enviam mensagens para o centro de prazer do cérebro, que, curiosamente, é a mesma área que é ativada pelo uso de drogas ou quando comemos um delicioso chocolate. Assim, quando as pessoas dizem que estão “viciadas” em sexo, pode ser realmente verdade.

Viu como um orgasmo pode ser muito mais complicado do que parece ser? Existem muitas outras curiosidades sobre orgasmo que você nem imaginava. Conheça algumas:

Descubra 9 curiosidades sobre orgasmo

1. Orgasmo pelo mamilo

Uma das curiosidades sobre orgasmo que todo o homem deve saber é que algumas mulheres podem obtê-lo apenas com a estimulação do mamilo. Isso não é particularmente surpreendente, já que vários estudos de escaneamento do cérebro feminino descobriram que a estimulação dos mamilos ativa a mesma região do cérebro que a estimulação do clitóris e da vagina.

2. Orgasmos múltiplos são reais

Na verdade, acredita-se que grande parte das mulheres são capazes de ter mais de um orgasmo em uma única sessão de sexo. Os homens também podem ter mais de um gozo, mas essa capacidade é rara e os orgasmos não são tão numerosos quanto os das mulheres.

3. Orgasmo durante penetração

Uma das curiosidades sobre orgasmo que é realmente interessante: a distância entre o clitóris da mulher e sua abertura vaginal tem relação com a probabilidade de obter um orgasmo durante a penetração. Quando a distância é menor, a probabilidade é maior, porque o clitóris é mais estimulado durante o ato sexual.

4. Ejaculação

Orgasmo e ejaculação não são a mesma coisa. Os homens podem ter orgasmo, mas sem necessariamente ejacular, assim como também podem ejacular durante o orgasmo. É importante ressaltar que a ejaculação não acontece apenas nos homens – as mulheres são capazes de experimentar a ejaculação e, curiosamente, a composição da sua secreção é bastante semelhante à masculina (com exceção dos espermatozoides, é claro).

5. Animais também têm orgasmos

Orgasmos não são apenas para humanos, já que os animais também os têm. Naturalmente, não sabemos se a experiência psicológica do orgasmo é a mesmo em animais. No entanto, a experiência física parece muito semelhante.

6. Orgasmo noturno

Os homens não são os únicos que têm orgasmo noturno – muitas mulheres também têm essa experiência. Esta é uma das curiosidades sobre orgasmo comprovadas cientificamente, já que um estudo relatou que 37% das mulheres que participaram da pesquisa tiveram pelo menos um orgasmo durante o sono.

7. Espirros

É raro, mas algumas pessoas experimentam espirros ao atingir o orgasmo. Há também casos em que o indivíduo tem espirros cada vez que se torna sexualmente excitado.

8. Alinhamento coital

Outra das curiosidades sobre orgasmo que foram alvos de pesquisa científica foi a técnica de alinhamento coital, comprovada como uma forma de aumentar as chances de um orgasmo simultâneo durante a penetração.

9. Homens também fingem

A maioria das pessoas pensa que só as mulheres conseguem fingir um orgasmo, mas muitos homens conseguem fazer o mesmo. Por exemplo, em uma pesquisa realizada com estudantes universitários em 2010, 25% dos entrevistados do sexo masculino afirmaram ter fingido pelo menos um orgasmo em sua vida.


Sites parceiros