As propriedades e benefícios do consumo regular do iogurte já são amplamente conhecidas e discutidas. Mas você está satisfeita com o sabor, qualidade e o valor dos iogurtes que encontra para comprar?
Que tal experimentar o iogurte integral caseiro?
Algumas pessoas reclamam do sabor artificial devido aos corantes e aromatizantes sintéticos utilizados nas fórmulas. O valor dos potinhos também é motivo de insatisfação. Então que tal aprender a fazer o seu próprio iogurte integral caseiro e utilizá-lo de diversas formas?
A receita é muito simples. Não exige prática ou grandes dotes culinários e ainda envolve poucos ingredientes. O mais interessante é que o iogurte integral caseiro é muito democrático, se adapta bem a muitos sabores de frutas e pode servir como ingrediente de molhos, bolos e sobremesas.
Alterando sua consistência, é possível fazer um iogurte grego ou a sua própria coalhada seca. Então vamos a receita!
Prepare seu iogurte integral caseiro
– Ingredientes
1 litro de leite integral – industrializado, natural (direto da vaca) ou versão sem lactose
1 embalagem de 170 gramas de iogurte natural integral
1 colher de sopa de açúcar refinado.
– Modo de Preparo:
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Desligue o fogo e aguarde até amornar um pouco. O leite não deve esfriar demais. Uma dica para ver se a temperatura esta boa é verificar se aguenta deixar uma pontinha do dedo por 10 segundos mergulhada no leite.
Transfira o leite para um recipiente de cerâmica ou vidro. Junte o iogurte e o açúcar e mexa bem, até ficar bem homogêneo. O recipiente deve ser envolvido em um pano de prato limpo. Deixe descansar em temperatura ambiente por no mínimo 6 horas em um lugar sem correntes de ar.
Se for um dia de muito calor ele poderá ficar pronto antes. Neste caso, quando atingir a consistência do iogurte, já pode considerar pronto. Retire o pano de prato do recipiente e descarte o soro que pode ter se formado. O iogurte deve ser mexido com uma colher para ficar na consistência cremosa. E está pronto!
Guarde na geladeira em um pote, vidro ou garrafinha fechada e evite colocar talheres dentro para evitar a contaminação. Retire o que vai consumir no momento e mantenha o conteúdo sob refrigeração. O iogurte integral caseiro deve ser consumido em até sete dias.
Iogurte integral caseiro é versátil
Você pode consumir o iogurte integral caseiro de diversas formas, conforme seu paladar. Se prefere um iogurte mais cremoso e quer acrescentar frutas, apenas misture-as picadas.
Uma opção é bater no mixer ou liquidificador apenas uma parte do iogurte com as frutas e misture no restante para ganhar cremosidade. Para um iogurte mais líquido para beber, bata todo a quantia desejada com a fruta escolhida.
Os adeptos da consistência firme dos iogurtes gregos ou mesmo das coalhadas secas também podem criar as suas versões a partir do iogurte integral caseiro. Coloque um filtro de café sob uma jarra, despeje o iogurte no filtro e deixe escorrendo dentro da geladeira, até chegar na consistência que você gosta. As dicas de consumo e prazo de validade são as mesmas já descritas.