Receitas

Falso lombo: saiba como preparar um rocambole de carne moída

Por Redação Doutíssima 14/09/2015

Há dias em que bate aquela vontade de ir para a cozinha e surpreender. Ao mesmo tempo, a gente não quer nada muito complexo, nem que demore muito para ficar pronto ou que exija ingredientes difíceis de encontrar. Se esse é o seu caso, o falso lombo pode ser a receita que vai salvar o seu cardápio.

Falso lombo é receita econômica

Também conhecido como rocambole de carne moída, o falso lombo tem esse nome por causa de seu formato e a criatividade do cozinheiro é super bem-vinda quando se trata do recheio. As possibilidades são inúmeras e depende do perfil de quem será recebido ou da surpresa que você pretende fazer aos convidados ou mesmo à família em um dia comum.

falso lombo

Rocambole de carne é uma opção alimentar prática e econômica para os dias corridos. Foto: Shutterstock

Além disso, por ser fácil de fazer é uma opção para a rotina corrida de muitas pessoas. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em 2010, 34% dos brasileiros desejam conveniência e praticidade na alimentação.

Outro aspecto que favorece bastante o preparo do falso lombo, é que não se trata de uma receita cara. Além disso, pode ser acompanhado de arroz branco ou integral e você pode caprichar na oferta de saladas bem variadas

Receita de falso lombo

Ingredientes:

– 3 dentes de alho amassados

– 2 cebolas raladas

– 100g de azeitona picadas (sem caroço)

– 4 colheres (sopa) de queijo ralado (parmesão ou curado)

– 1 1/2 kg de carne moída (de primeira, bem magra)

– 1 ovo inteiro (para dar a liga na massa)

– 1 xícara (café) de manteiga (somente para colocar em cima da carne para não ressecá-la)

– 1/2 pimentão verde, pode ser pequeno, cortado em tirinhas

– 4 ovos inteiros cozidos e cortados em rodelas

– Papel Alumínio ou plástico filme

– Sal e pimenta a gosto

– 1 colher (sopa) de orégano

– 200g de presunto cortado em fatia

– 200g de queijo muçarela em fatia

– 3 folhas de louro moídas

Modo de preparo:

Coloque, em uma tigela, a carne moída e acrescente cebola, alho, orégano, louro, queijo ralado e sal. Você deve mexer bem com as pontas dos dedos até que o tempero se una totalmente à carne. Junte o ovo e a azeitona picada.

Seguindo o preparo do seu falso lombo, ponha uma folha de papel alumínio em uma superfície totalmente lisa e abra a carne crua e temperada, em forma de quadrado.

Ainda com esse quadrado aberto, distribua o recheio em cima da massa: ponha metade das fatias do queijo muçarela ou o ralado, se for de sua preferência, em seguida distribua a metade do presunto fatiado, que também pode ser ralado; ponha uma camada de pimentão e uma de ovo cozido. Finalize acrescentando o resto do queijo e do presunto.

Com bastante delicadeza e com a ajuda do papel alumínio, enrole a carne em formato de rocambole, da mesma forma como se faz com o tipo de rocambole doce. Mas é preciso tomar ainda mais cuidado, pois como a carne ainda está crua e mole, tudo pode desmoronar. Ponha alguns quadradinhos de manteiga em cima para não ressecar quando colocar no forno.

Ainda enrolado em papel alumínio, leve o falso lombo ao forno, com uma temperatura média de 180 graus, por aproximadamente meia hora ou até o momento em que perceba que a carne está bem cozida. Logo que retirar do fogo, corte em fatias e sirva ainda quente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!