Guia do Sexo Anal

Descubra se o sexo anal causa hemorroidas

Por Redação Doutíssima 07/11/2014

O sexo anal é repleto de tabus e mitos. Entre as afirmações populares mais ditas com relação à prática é que ela causa hemorroidas. Mas a verdade é que, por mais violenta, agressiva e sem lubrificação que uma relação possa ser, a penetração por trás não é capaz de provocar essa condição. O que pode acontecer é um quadro já existente ser agravado, mas nunca uma relação de causalidade.

hemorroidas

Sexo anal não é origem de inflamação nas veias do ânus. Foto: iStock, Getty Images

Sexo anal não causa hemorroidas

Portanto, concluimos que as hemorroidas não pode ser causada pelo sexo anal. A repetição desse mito inverídico se deve ao preconceito que a sociedade ainda mantém sobre essa prática e também à confusão que pode haver entre essa condição e fissuras anais.

Mas esse e qualquer outro problema envolvendo dores e incômodos só vão surgir caso não sejam tomados alguns cuidados. A região anal deve estar sempre bem estimulada e lubrificada para que seja feita uma penetração anal.

Dilatação do ânus

Assim como a vagina, o ânus, tanto o feminino quanto o masculino, tem o poder de dilatação quando estimulado. Após a penetração, pode ficar um pouco inchado e até dolorido, mas não permanece dilatado por muito tempo. Nem a prática contínua é capaz de dilatá-lo permanentemente. Eis mais um argumento para lembrar que o sexo anal não causa hemorroidas e só causa lesões se não for estimulado.

Camisinha e lubrificante são fundamentais

Se você superou a barreira do preconceito e decidiu experimentar o sexo anal e suas novas sensações de prazer com seu parceiro, tenha em mente que é preciso um pouco de preparo. A prática não pode ser feita de maneira brusca ou intensa, não nas primeiras vezes.

Isso porque, como dito, mesmo que o sexo anal não cause hemorroidas, pode ser a origem de fissuras e dores na região. E uma mulher que passa por essa experiência costuma desistir permanentemente de manter relações anais.

É sempre aconselhável pedir para que seu parceiro estimule bastante o seu ânus e comece a penetração devagar. E, lembre-se: é você quem dita as regras. Por isso, para que você tenha uma boa experiência na primeira vez e também nas demais, tenha sempre a mão na hora da transa um gel lubrificante e camisinha. O gel é importante, pois como o nome já diz, ajuda a lubrificar a região.

O preservativo deve ser usado como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis. Outra dica é nunca fazer a penetração anal e seguir para a vaginal sem antes o homem lavar o pênis ou trocar a camisinha.

O que são hemorroidas?

As hemorroidas são um tipo de inflamação ou dilatação das veias do ânus. Quem sofre com esse problema costuma sentir dores não apenas para evacuar, mas também para sentar e, dependendo do caso, até para caminhar. Essa anomalia pode acometer as veias internas e externas.

As hemorroidas geralmente surgem após esforço repetido para evacuar, ou em casos como constipação, obesidade mórbida, gravidez, dieta pobre em fibra e fator genético hereditário.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


Sites parceiros