Guia do Sexo Anal

Sexo anal pode provocar fissura retal. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 07/11/2014

A fissura retal é um dos efeitos colaterais que podem acontecer durante a penetração pelo ânus. A força e intensidade excessivas no sexo anal podem ser a origem desse problema. Para evitá-lo, basta tomar alguns cuidados, como usar bastante gel lubrificante e praticar exercícios para fortalecer a musculatura anal.

fissura retal

Para evitar a fissura anal, sexo anal deve ser feito com cuidado. Foto: iStock, Getty Images

Causas da fissura retal

A causa especifica de uma fissura retal durante a penetração não é bem clara para os médicos. Mas acredita-se que ela esteja na pressão sofrida pelo esfíncter interno, que, diferentemente do esfíncter externo, não pode ser controlado conscientemente pelo sujeito.

Durante a penetração do ânus, por exemplo, este músculo fica em constante pressão e, quando atinge um certo parâmetro, que é diferente de uma pessoa para a outra, pode haver espasmos e redução do fluxo sanguíneo na região, provocando a fissura.

Uma fissura também pode acontecer quando há a introdução de um objeto no ânus, como um brinquedo erótico, por exemplo. A causa do machucado é explicada pelas mesmas questões de quando é provocado pela penetração do pênis.

Sintomas da fissura retal

O principal sintoma da fissura retal é a dor. Ela é constante, forte e aguda, sendo praticamente impossível evacuar quando há esse tipo de lesão. Sangue vermelho e intenso, irritação ao redor do ânus, além de pequeno nódulo perto da fissura também são sintomas comumente observados.

Quando crônica, a fissura pode causar hipertrofia da pele em volta do ânus e até onde termina a ferida – a isso os médicos chamam de plicoma. A plicoma muitas vezes pode ser confundida com hemorroidas, mas não há relação entre as duas condições.

Tratamento da fissura retal

Geralmente, a fissura retal é curada espontaneamente, após quatro a seis semanas. O que impede a cicatrização rápida são os ácidos que são expelidos junto com as fezes – por isso, fazer uma limpeza anal pode ajudar a acelerar a cura das feridas.

Quando não a cura espontânea não acontece, é preciso buscar ajuda de um profissional, que pode ser um gastroenterologista ou um proctologista, para iniciar um tratamento adequado.

Se você teve a infelicidade de não conseguir a cura espontânea da fissura retal, poderá ser tentado um tratamento clínico. Caso ele também não surta efeito, é possível que o médico indique uma cirurgia para promover a cicatrização do local.

Tratamento alternativo

Se você já teve o diagnóstico de fissura no ânus e inclusive já iniciou o tratamento com o auxilio de um especialista, mesmo assim deve prestar atenção em algumas situações que podem prejudicar a cicatrização:

– Mantenha seu trato intestinal o mais regulado possível. Para isso, coma fibras, alimentos que incentivem a evacuação e beba bastante água. Constipação prejudica a cura da fissura, uma vez que a pessoa precisa fazer força para evacuar.

– Crie o hábito de fazer banhos de assento com água morna. Essa técnica a amenizar a dor no local da fissura retal e ainda age com um anti-inflamatório.

– Use os medicamentos recomendados pelo médico de maneira correta e sem interrupção. Quanto mais eficaz for o tratamento clínico mais você se distanciará de um procedimento cirúrgico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!