Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para pele oleosa

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

Você sabia que as pessoas que têm a pele oleosa têm menos chances de desenvolver rugas? Apesar disso, ninguém gosta de ter essa condição. Isso porque, além de ser incômodo o aspecto oleoso, o acúmulo do excesso de óleo na camada exterior da pele, muitas vezes, leva a espinhas, cravos e outras irritações.

pele-oleosa

É possível regular a oleosidade da pele com alguns remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

O que causa a pele oleosa

A oleosidade na pele pode ser causada pela genética, escolhas alimentares, estresse em excesso ou mudanças hormonais no corpo. As mulheres também são mais propensas a ter uma pele oleosa durante o ciclo menstrual, gravidez ou menopausa, ou enquanto estiverem tomando pílulas anticoncepcionais.

Ter um bom arsenal de produtos para combater a oleosidade da pele é importante, mas você não precisa gastar muito. Isso porque existem muitos remédios caseiros que ajudam a combater o excesso de óleo, além de deixar a sua pele muito mais bonita. Veja quais são os melhores remédios caseiros para pele oleosa.

Melhores remédios caseiros para pele oleosa

Máscara de argila

A máscara de argila, principalmente a verde, é um dos remédios caseiros para pele oleosa que ajudam a fechar os poros e, assim, a acabar com as células mortas, restos de maquiagem e sujeira, controlando a oleosidade da pele.

Como fazer: use três colheres de sopa cheias de argila e adicione água suficiente para formar uma pasta. Aplique a mistura em seu rosto e deixe agir por cerca de 20 minutos, lavando em seguida com água fria. Para obter resultados, faça esta máscara uma vez por semana.

Vinagre

O vinagre branco ou de maçã é uma ótima maneira de esfoliar a pele e controlar a pele oleosa. Ele ajuda a equilibrar os hormônios que causam a oleosidade.

Como fazer: use uma pequena quantidade de vinagre e uma bola de algodão. Mergulhe o algodão na solução de vinagre e aplique em seu rosto. Deixe-a agir por cerca de cinco a 10 minutos e lave o rosto com água fria.

Repita o processo por cerca de três semanas para ver os resultados. No verão, você pode congelar o vinagre em cubos de gelo e aplicar no rosto para ter um resfriamento facial e ter um efeito imediato.

Suco de limão

O suco de limão é uma boa fonte de ácido cítrico, que funciona como um adstringente. Ele também tem propriedades antissépticas, que podem clarear a pele e restaurar o equilíbrio do pH.

Como fazer: use o suco de um limão, adicione uma quantidade igual de água e misture bem. Aplique esta mistura em seu rosto e deixe-a secar por alguns minutos. Depois, lave o rosto com água morna, seguido por água fria. Você também pode simplesmente usar quantidades iguais de suco de limão e suco de pepino. Misture bem e aplique em sua pele, deixando agir por alguns minutos antes de tomar banho.

Maçã

Um dos melhores remédios para pele oleosa são as maçãs, ricas em fibras e vitamina C. Esta mistura é uma fonte de ácidos alfa hidroxi, que beneficiam, tonificam, suavizam e hidratam a pele.

Como fazer: use 1/2 xícara de purê de maçã, 1/2 xícara de farinha de aveia, uma clara de ovo ligeiramente batida e uma colher de sopa de suco de limão. Misture todos os ingredientes até formar uma pasta lisa. Aplique a misture em seu rosto, como máscara facial e deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos. Depois, lave com água fria e repita regularmente para combater a pele oleosa.