Remédios Caseiros

Ylang Ylang: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 19/01/2015

A ylang ylang é uma árvore perene, cujo nome significa “flor das flores”, e que pode atingir até 20 metros de altura. Originária do continente asiático, mais precisamente da Indonésia, popularizou-se na Malásia, Filipinas, Madagascar e posteriormente em toda a Europa pelo seu aroma.

Possui flores amarelas bastante perfumadas e delas é extraído um óleo essencial conhecido na aromaterapia por ser exótico e afrodisíaco. A árvore ficou conhecida no Brasil na década de 20, quando começou a ser importada com o nome de Kananga do Japão e por aqui ficou popular por suas propriedades afrodisíacas e suavizadoras da derme.

Ylang Ylang

Muito além de propriedades afrodisíacas, a planta tem benefícios para todo o corpo. Foto: iStock, Getty Images

Ylang Ylang celebra a união de noivos

 

Pelas suas propriedades afrodisíacas, em seu país de origem, as flores de ylang ylang são espalhadas até hoje sobre a cama dos noivos na noite de núpcias. Por outro lado, como o óleo também é calmante e relaxante, deve ser usado com moderação (não mais de 3 gotas no aromatizador de ambiente) para obter efeito afrodisíaco.

O óleo das flores desta planta também é utilizado para o tratamentos de acne, em pele oleosa e seca. Além disso, é um poderoso hipotensivo (auxiliando a baixar a pressão), ansiolítico (pois regula o fluxo de adrenalina e relaxa o sistema nervoso) e calmante nos estados de agitação, ira, pânico e medo.

Acredita-se que, com seu aroma doce e forte, ele traga a conexão com o amor próprio e a lição de dar sem esperar retribuição, para evitar o sentimento de ansiedade e frustração. A aromaterapia feita com o ylang ylang aguça os sentidos e combate sintomas de sentimentos como raiva, depressão e medo.

No couro cabeludo tem ação tônica, estimulando o crescimento e o aumento do volume dos cabelos. Para isso, basta misturar uma colher de sopa de óleo vegetal de abacate com 2 gotas de óleo essencial das flores. Depois passe a mistura nos cabelos e deixe agir durante alguns minutos.

Ylang Ylang combate a insônia

 

A fragrância também tem um grande poder sedativo auxiliando no combate à insônia. Cheirar o óleo do ylang ylang é indicado, ainda, para reduzir o estresse, a pressão arterial e a ansiedade. Usá-lo no banho ou em massagens pode ser bastante relaxante.

Como usar o óleo para efeito calmante

 

Banho de banheira: Dilua até seis gotas do óleo em leite, álcool ou óleo vegetal e coloque na banheira cheia.

Ducha: Você pode pingar até seis gotas do óleo no canto do box e ficar inalando durante o banho.

Escalda-pés: Uma colher de chá de álcool de cereais ou óleo vegetal com seis gotas do óleo essencial, em quatro litros de água quente. Se for verão, use água fresca.

Inalação: Coloque de 3 a 5 gotas do óleo em um recipiente com água quente. Cubra a cabeça com uma toalha, feche os olhos e inale o vapor por alguns minutos.

No aromatizador: Para uma noite de sono tranquilo pingue 1 gota do óleo essencial do ylang ylang, 2 gotas de óleo essencial de Lavanda e 1 gota de óleo essencial de Melissa.

Para efeito afrodisíaco: coloque no aromatizador 3 gotas deste  4 gotas de óleo essencial de Tangerina e 3 gotas de óleo essencial de Patchouli.

Mas atenção. O uso em alta concentração pode provocar fortes dores de cabeça e náuseas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!