Remédios Caseiros

Veja como parar de roncar com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 20/11/2014

O ronco durante o sono se torna muito irritante. Às vezes, o ruído pode ser tão alto que prejudica também outras pessoas na casa. Parar de roncar requer tratamento com especialistas no assunto, mas alguns remédios naturais também podem ser úteis para ter uma noite de sono tranquila e silenciosa.

Por que é recomendável parar de roncar

Existem muitas causas que podem trazer esse transtorno e, às vezes, para parar de roncar basta mudar a posição na qual você dorme. O excesso de peso também piora, pois há gordura também na região do pescoço e isso prejudica a passagem de ar, devido ao estreitamento da faringe.

parar-de-roncar

Alternativas caseiras e naturais podem ajudar a diminuir o ronco à noite. Foto: iStock, Getty Images

Moderar no consumo de álcool também pode ajudar a parar de roncar, já que a substância relaxa a musculatura do corpo. Fumo, congestões nasais, desvio de septo e o consumo de medicamentos sedativos também são outros fatores que, se evitados, amenizam esse incômodo.

Além disso, o ronco é o principal sintoma da apneia do sono, uma doença caracterizada pela redução da oxigenação do sangue. Isso acontece devido a interrupções da respiração causadas pelo estreitamento das vias aéreas.

Nesses casos, o ronco precisa de tratamento, pois a apneia aumenta o risco de complicações cardiovasculares, que podem levar a um infarto. Mas dependendo do caso, é possível conduzir um tratamento com remédios naturais.

Remédios caseiros para parar de roncar

Folha de arruda

Uma maneira ótima de parar de roncar é fazendo uma mistura com algumas folhas de arruda (com cheiro muito forte) e azeite de oliva. Deixe essa mistura de repouso por duas semana. Depois disso, coloque um pouco de óleo antes de dormir no seu nariz e no seu pescoço.

Peixes

A carne vermelha ou gorduras saturadas podem causar espasmos leves, resultando em inflamação das vias nasais. Por isso, para diminuir o ronco, o indicado é comer mais carne branca ou peixe, especialmente atum.

Cebola

A cebola também é um ótimo remédio para parar de roncar, e auxilia também em outras doenças respiratórias. Para aproveitar melhor seus benefícios, o mais indicado é preparar um chá com açúcar mascavo.

Coloque uma cebola em fatias para cada litro de água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e, com a água ainda quente, coloque algumas colheres de sopa de açúcar mascavo, a gosto. Beba essa mistura uma ou duas horas antes de dormir.

Azeite de oliva

Devido à sua ação anti-inflamatória, o azeite de oliva ajuda no tratamento para parar de roncar. Por possuir menor quantidade de gorduras saturadas e maior quantidade de gorduras insaturadas, o óleo traz muitos outros benefícios para o organismo.
Eucalipto

Fazer inspirações de vapor faz com que a respiração através da via nasal melhore, e os resultados podem ser ainda melhores com a ajuda do eucalipto. Antes de dormir, coloque uma panela de água para ferver, cubra a cabeça com uma toalha e inale profundamente o vapor. Adicione a erva, pois ela estimula o sistema respiratório.

Mel

O alimento é muito utilizado para aliviar os males que atingem a garganta, principalmente resfriados. Mas o mel também ajuda a evitar o ronco, devido à sua ação anti-inflamatória, que liberará as vias aéreas.Faça um chá com o ingrediente, inale o vapor por alguns minutos antes de dormir e beba-o ainda quente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!