Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para congestão nasal

Por Redação Doutíssima 16/11/2014

Congestão nasal é uma condição de saúde bastante desagradável. Mas, ao invés de recorrer aos remédios industrializados que, em sua maioria apresentam efeitos colaterais, você pode lançar mão de remédios caseiros para tratar este mal, que pode ter várias causas, como resfriados ou gripes e mesmo uma sinusite.

congestão-nasal

Remédios caseiros podem ser muito eficientes para desobstruir o nariz. Foto: Shutterstock

Acabando com a congestão nasal de modo caseiro

Uma excelente alternativa caseira para combater a congestão nasal é inalar o chá de eucalipto. Para prepará-lo, você vai precisar de uma colher de sal grosso, duas folhas de eucalipto e um litro de água. Em uma panela, ponha a água para ferver e coloque as folhas de eucalipto e o sal grosso.

Coloque a infusão em uma bacia plástica, encaixe o rosto bem próximo ao vapor produzido. Tape toda a cabeça com uma toalha para que você respire diretamente o vapor. Repita sempre que necessário.

Mais remédios naturais para congestão nasal

Óleo de eucalipto

Altamente eficaz para desentupir o nariz, mais do que chá, conforme dito anteriormente, o eucalipto é, talvez, a mais poderosa planta para ajudar no processo correto de respiração. Basta apenas colocar duas gotas do óleo desta planta em um lenço e inalar o aroma com regularidade.

Guarde este lenço para que seja usado sempre que você estiver com o nariz entupido. E, para uma ótima noite de sono, é recomendado pingar algumas gotas deste óleo no travesseiro. Você dormirá mais tranquilamente.

Banho quente

Você pode aproveitar o banho quente para que o vapor gerado pelo chuveiro seja usado a seu favor, combatendo a congestão nasal. Respire o vapor quente que vai se acumular dentro do box. Isso vai ajudar a umidificar os seios nasais, proporcionando alívio imediato.

Água e sal

Outra forma de conseguir alívio imediato contra a congestão nasal é usar a mistura de água e sal. Misture bem água morna e meia colher de chá de sal. Com o auxílio de uma seringa sem agulha, deposite a mistura em cada narina, com a cabeça inclinada.

Cebolas

Cortadas em rodelas, algumas cebolas funcionam como um descongestionante. Basta apenas que você as cheire profundamente. Outra proposta para respirar melhor é comer cebolas cruas.

Frutas e legumes

A ingestão de frutas e legumes regularmente ajuda no equilíbrio do organismo humano. As frutas e os legumes possuem moléculas naturais, chamadas de “fitos”. É nelas que estão as vitamina e carotenóides. Essas associações contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

Iogurte

Pesquisas e estudos dão conta de que comer iogurte uma vez ao dia pode diminuir em 25% a probabilidade de resfriados ou gripes.

Exercícios físicos

A prática regular de atividades físicas, especialmente esportes ou caminhada, ajuda a desenvolver e a fortalecer o sistema imunológico. Assim, mais resistente, o organismo reage melhor contra a invasão de bactérias e vírus.

Hidratação

É fundamental que você hidrate as vias aéreas. Isso vai manter as doenças respiratórias longe de seu organismo e prevenir a congestão nasal. Em caso de dúvidas, busque orientação de um médico.