Remédios Caseiros

Aprenda formas caseiras de tratamentos para caspa

Por Redação Doutíssima 12/11/2014

Só quem tem caspa sabe o quanto esse problema incomoda. Além de coceira, essa condição pode diminuir a autoestima da pessoa, já que um simples toque no cabelo pode fazer cair dezenas de pontinhos brancos nas roupas. Mas é possível combatê-la sem gastar rios de dinheiro em cosméticos – há uma série de tratamentos para caspa que você pode fazer em casa mesmo.

tratamentos-para-caspa

Remédios caseiros e naturais podem ajudar no tratamento da caspa. Foto: iStock, Getty Images

Tratamentos para caspa atacam suas causas

A caspa, também conhecida como dermatite seborreica, é uma doença comum do couro cabeludo. Ela pode ocorrer devido à pele seca, à pele oleosa irritada, ao crescimento de bactérias e fungos no couro cabeludo ou às condições inflamatórias da pele e outros fatores relacionados.

A caspa não só afeta o couro cabeludo, mas também leva à queda de cabelo grave e às espinhas no rosto. Por isso, é necessário tratar essa condição, e entre os melhores tratamentos para caspa estão alguns dos remédios caseiros abaixo. Eles são feitos com ingredientes simples que você, provavelmente, tem em casa.

Veja os melhores tratamentos para caspa

Azeite de oliva

O ressecamento do couro cabeludo pode ser curado com o uso regular do azeite de oliva, um hidratante natural eficaz. Este é um dos melhores tratamentos para caspa e é muito fácil de fazer. Basta aquecer um pouco de óleo de oliva extra virgem – mas cuidado para não deixá-lo muito quente.

Depois, procure massageá-lo em seu couro cabeludo e, em seguida, enrole o cabelo em uma toalha, durante meia hora. Escove o cabelo cuidadosamente, para remover os flocos secos e, em seguida, lave os cabelos.

Suco de limão e óleo de coco

Se você misturar uma colher de sopa de óleo de coco com cinco colheres de sopa de suco de limão, poderá ter um dos mais eficazes tratamentos para caspa. Aplique a mistura no couro cabeludo e deixe agir de 20 a 30 minutos e depois lave com um shampoo.

O suco de limão é um remédio natural para a caspa, ajudando a limpar os flocos esbranquiçados de seu couro cabeludo. Há um mito de que o suco de limão deixar os cabelos grisalhos, mas isso não é verdade.

Vinagre

O vinagre é extremamente eficaz para o tratamento da caspa, pois é rico em potássio e enzimas, que ajudam a curar a coceira no couro cabeludo e os flocos. Existem várias maneiras de usar o vinagre para a caspa.

Você pode massagear vinagre de maçã por alguns minutos para se livrar das células mortas da pele, que são responsáveis ​​em entupimento dos folículos pilosos e levar a flocos de caspa. Outra maneira é misturá-lo com água e utilizar esta mistura no enxágue, quando você lavar o cabelo.

Aspirina

A aspirina contém o mesmo ingrediente ativo (ácido salicílico) que muitos shampoos próprios para o controle da caspa. Para isso, você precisa esmagar duas aspirinas e adicionar à quantidade normal de shampoo que você usa para lavar o seu cabelo.

Deixe a mistura por dois minutos, depois enxágue bem e lave novamente com shampoo comum. Este é um dos tratamentos para caspa que você pode repetir algumas vezes durante a semana e logo irá ver ótimos resultados.