Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para reduzir o glaucoma

Por Redação Doutíssima 13/11/2014

O glaucoma é uma grave doença da visão, que afeta o nervo óptico. A pressão dentro do olho aumenta, danificando o nervo e causando a perda da visão. Além do tratamento médico especializado, alguns alimentos e hábitos são ótimos para diminuir a pressão nos olhos, reduzindo os efeitos ou a chance de ocorrência da doença.

glaucoma

É possível prevenir o aumento da pressão no olho com remédios naturais. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o glaucoma

Pessoas com mais de 65 anos de idade estão em risco, assim como pessoas com diabetes. Esta condição não produz sintomas nos seus estágios iniciais, portanto, as pessoas que sofrem de glaucoma só descobrem quando a doença já está em um estágio avançado.

Cientistas afirmam que a doença pode estar relacionada ao estresse, à má alimentação e à pressão arterial elevada. A deficiência de colágeno também tem sido associada ao glaucoma. O tratamento médico para o este problema ocular é a cirurgia, o que alivia a pressão interna no olho. Porém, existem maneiras naturais para diminuir a pressão nos olhos.

Trate o glaucoma com remédios caseiros

Espinafre

Este vegetal é um ótimo remédio caseiro para o glaucoma,porque contém carotenoides – compostos necessários para o fortalecimento da retina e dos tecidos do olho. Também protege os nossos olhos de outras doenças. Pacientes devem incorporar em sua dieta espinafre em grandes quantidades diárias, principalmente na forma de saladas – mas ele também pode ser ingerido na forma de extrato.

Açafrão

A curcumina é um ingrediente ativo presente no açafrão, que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças dos olhos, tais como catarata e glaucoma. Esta substância desempenha um papel vital para evitar danos ao nervo óptico – por isso, é recomendável incorporar 15 miligramas de curcumina em sua dieta diária.

Erva-doce

Embora o uso mais comum da erva-doce seja para preparar algumas delícias na cozinha, ela também pode ser utilizado para tratar distúrbios de visão. A erva-doce ajuda a recuperar a visão e pode ser consumida de duas maneiras: por adição de óleo para saladas, como uma infusão ou também é para lavar os olhos.

Eufrásia

Esta erva é excelente para o tratamento da doença. Ela é aplicada em forma de gotas para os olhos, mas também pode ser usada como um chá. É muito mais segura e confiável do que colírios que são vendidos em farmácia.

Mirtillo

Estas frutinhas possuem propriedades que fortalecem os vasos sanguíneos dos olhos. Também protege a retina e ajuda a neutralizar a pressão intraocular. Em muitos casos, é usada para tratar as cataratas.

Reduza os seus níveis de insulina

Quando os seus níveis de insulina sobem, a pressão arterial aumenta, e possivelmente também a sua pressão ocular pode aumentar. A solução é evitar açúcar e grãos, que irão inevitavelmente causar surtos em seus níveis de insulina.

Mesmo orgânicos, grãos inteiros rapidamente se transformam em açúcares, por isso eles também devem ser evitados. Assim, evite alimentos como pães, macarrão, arroz, cereal e batatas.

Exercite-se regularmente

Uma das maneiras mais eficazes para reduzir seus níveis de insulina é através do exercício. Um programa de exercício físico regular pode ser um longo caminho para reduzir os níveis de insulina e proteger a sua visão.