Remédios Caseiros

Chá de cabelo: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

Cultivado e consumido em todo o mundo, o milho é servido cozido, em conserva, cereais matinais e na forma de farinha usada para fazer bolos e biscoitos. O que pouca gente sabe é que o cabelo do milho, também chamado de estigma e barba de milho, possui alto teor de nutrientes e o chá de cabelo de milho pode ser usado no tratamento de várias doenças.

cha de cabelo

Pense bem antes de jogar o cabelo do milho fora ao preparar as espigas. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios medicinais do chá de cabelo de milho

 

O cabelo de milho é uma fonte de potássio, beta caroteno, cálcio, ferro, magnésio, manganês, ácido glicólico, geraniol, betaína e vitaminas B e C. Comprovadamente antioxidante, o chá de cabelo de milho auxilia no combate a aterosclerose, inflamações, envelhecimento e câncer, se essas condições tiverem sido desencadeadas por estresse oxidativo.

Problemas cardíacos e diabetes também são evitados a partir da ingestão deste chá. O chá de cabelo de milho ainda utiliza sua ação antioxidante, somada a diurética, para ajudar no emagrecimento. Ele age eliminando as toxinas presentes no corpo, evitando a retenção de líquidos que causa inchaço.

Também acelera o metabolismo, fazendo com que o intestino funcione melhor e produzindo sensação de saciedade, o  que diminui o consumo de alimentos.

Para que o chá tenha esse efeito emagrecedor, seu consumo precisa ser combinado a uma dieta com alimentos nutritivos como frutas, verduras, grãos e sementes, produtos integrais e carnes brancas.

Beba o chá pela manhã em jejum, mais uma xícara antes do almoço e antes do jantar. O chá deve ser tomado fresco, não o faça em grandes quantidades para deixar guardado ou suas propriedades medicinais serão afetadas.

Essa limpeza no organismo proporcionada pelo chá de cabelo de milho também faz muito bem aos rins uma vez que elimina o ácido úrico, evitando pedra nos rins, cistite, vesícula biliar, pedra na vesícula e outras infecções nos rins e bexiga.

Problemas na próstata, gota, artrite e edemas também podem ser tratados com esse chá. A barba de milho ainda possui ação antidepressiva, revitalizante e neuroprotetora.

Como fazer?

 

Comece separando uma ou duas espigas de milho. Retire seus cabelos, lave-os bem e coloque para secar ao sol. Depois leve os estigmas secos ao fogo junto com 200ml de água. Deixe ferver durante 10 minutos, desligue e deixe parado por mais 10 minutos. Feito isso é só coar e está pronto.

Caso seu tratamento não vise a perda de peso, consuma o chá duas vezes ao dia. Para adiantar as próximas doses do chá, seque mais cabelo do que for usar e guarde dentro de um recipiente com tampa.

 

Contraindicações do chá de cabelo de milho

 

Por não apresentar níveis de toxicidade o chá de cabelo de milho não apresenta riscos iminentes à saúde, mas é sempre aconselhável evitar o consumo excessivo do remédio caseiro.

Homens que sofrem ao urinar devido a inflamação na próstata devem tratar esse problema antes de consumir esse chá, que tem como efeito colateral aumentar a frequência urinária. Não deixe de procurar um especialista antes de começar seu tratamento fitoterapêutico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!