Remédios Caseiros

Conheça os remédios caseiros mais eficientes para aumentar a imunidade

Por Redação Doutíssima 14/11/2014

A troca de estação é uma época que costuma deixar muitas pessoas de cama. Sinusites, gripes e febres são comuns nessa época do ano, mas se você costuma ter resfriados e mal-estar a cada mudança de temperatura, é um sinal que a sua imunidade precisa ser reforçada. Por isso, preparamos uma lista com os remédios caseiros mais eficientes para esse fim.

remédios-caseiros-mais-eficientes

A defesa natural do nosso organismo é fortalecida com receitas caseiras. Foto: iStock, Getty Images

Alimentação balanceada é o mais recomendado

Antes de saber quais os remédios caseiros mais eficientes, primeiro foque na prevenção. Aposte em uma alimentação bem equilibrada, rica em vitaminas e minerais. Uma defesa melhor do organismo também pode ser mantida através do consumo diário de três frutas e dois vegetais. Outras dicas importantes são dormir bem, evitar o estresse e abusar do zinco, mineral encontrado em carnes vermelhas.

A automedicação pode ser um risco para o organismo, pois doenças que não são bem tratadas podem evoluir. Por isso, é recomendado consultar um médico quando os sintomas forem percebidos. Para prevenir esses incômodos, confira os remédios caseiros mais eficientes, feitos com ingredientes que você provavelmente tem em casa.

Remédios caseiros mais eficientes para fortalecer a imunidade

Mel e limão

A combinação de mel e limão já é popularmente conhecida como um dos remédios caseiros mais eficientes para aliviar gripes e dores de garganta. A mistura funciona como calmante e alivia rapidamente os sintomas, já que o mel é rico em nutrientes e enzimas que matam as bactérias e vírus.

O limão, por sua vez, tem muita vitamina C e antioxidantes. Assim, a combinação impulsiona o sistema imunológico. Misture o suco de ½ do limão com 2 a 3 colheres de sopa de mel e beba ao longo do dia, conforme necessário.

Sopa de galinha

A grande quantidade de antioxidantes e nutrientes encontrados nos vegetais e no frango ajudam a curar a gripe. Prepare uma canja com vegetais verde-escuro, que apresentam ácido fólico e auxiliam na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Chá de alho

O alho é um dos remédios caseiros mais eficientes para fortalecer o sistema imunológico pois age como uma erva antibacteriana e antiviral. Uma das melhores maneiras de utilizá-lo é beber uma xícara de chá de alho fresco, adoçado com um pouco de mel puro.

Descasque de dois a três dentes de alho frescos levemente esmagados, adicione dois copos de água e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Coe o alho e adicione o mel puro, uma pequena pitada de pimenta e um pouco de suco de limão. Consuma morno.

Xarope de cebola vermelha e mel

Açúcar mascavo, mel e cebolas vermelhas são a melhor combinação contra a tosse. Descasque a cebola fatie suas camadas em uma bacia, alternando com camadas de mel e açúcar mascavo – também pode ser utilizado adoçante em pó.

Cubra e mantenha em repouso entre 12 a 15 horas, aproximadamente. No dia seguinte, você terá cerca de um copo de xarope. A cebola, junto com o mel, ajuda a combater a infecção e alivia dores de garganta.