Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para controlar dores musculares

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

Conseguir o corpo ideal tem um ônus. Muita gente não consegue levar adiante o projeto malhação porque, além da indisposição, não consegue controlar dores musculares que surgem depois de uma hora de exercícios na academia. Felizmente, há métodos caseiros que podem aliviar esse desconforto, reduzindo o dolorido nos músculos.

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Remédios naturais e caseiros podem amenizar as dores musculares. Foto: Shutterstock

Embora sejam inevitáveis, é possível controlar dores

A dor muscular após um exercício vigoroso é quase inevitável mas, apesar de ser desconfortável, é um bom sinal. Quando ela surge, isso significa que você efetivamente desafiou os seus músculos – a dor é a resposta ao esforço e parte de um processo fisiológico adaptativo que leva ao aumento da força e resistência.

Estas dores musculares acabam passando depois de um dia ou dois, mas se você não está interessado em sofrimento, há opções naturais que podem ajudar potencializar o processo de reparação dos músculos e também diminuir a dor. Veja quais são os melhores remédios caseiros para controlar dores musculares.

Terapia quente e frio

Um banho quente pode ajudar a relaxar os músculos, o que pode ser ótimo para acabar com toda a tensão provocada pelo esforço físico. Mas se você está querendo controlar dores musculares muito intensas e localizadas em pontos específicos, colocar cubos de gelo na área afetada por até 20 minutos pode reduzir o inchaço e a dor.

Magnésio

Os baixos níveis de magnésio no organismo podem levar a dores musculares e cãibras. Por isso, voe para consultar o seu médico e descobrir como estão as suas taxas de magnésio. Se necessário, você pode considerar um suplemento de magnésio, ou incluir alimentos em sua alimentação, que são ricos em magnésio.

Algumas das fontes alimentares de magnésio são a polpa e sementes de abóbora, o espinafre, a acelga, o cacau em pó, o feijão preto, sementes de linhaça, sementes de gergelim, sementes de girassol, amêndoas e castanha de caju.

Vinagre de maçã

Outro remédio popular é o vinagre de maça para controlar dores musculares e cãibras nas pernas. Ele possui ação anti-inflamatória, bem como propriedades alcalinizantes que ajudam a reduzir a dor e a inflamação. Você pode misturar uma colher de sopa em um copo de água e beber diariamente. Outra maneira de usar o vinagre de maçã é aplicar diretamente sobre a área afetada.

Açafrão

O açafrão funciona como um analgésico e agente anti-inflamatório para controlar dores musculares. Para utilizá-lo, misture uma colher de chá de açafrão em pó em um copo de leite, aqueça em fogo baixo e beba a mistura duas vezes por dia.

Outra forma é usá-lo topicamente, fazendo uma pasta com açafrão, suco de limão e sal. Aplique a mistura nos músculos doloridos e deixe agir por 30 minutos, depois lave com água morna. Faça isso duas vezes por dia até se livrar da dor.

Pimenta caiena

A pimenta caiena possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a controlar dores, a rigidez e a inflamação nos músculos. Misture uma colher de chá de pimenta caiena em pó com duas colheres de sopa de azeite de oliva e aplique esta mistura na área afetada.

Cubra com um curativo e deixe agir durante a noite. Faça isso por dois ou três dias. Você também pode polvilhar flocos de pimenta caiena em sua salada, sopa ou outros pratos para acelerar a recuperação.


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