Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para aliviar dores no nervo ciático

Por Redação Doutíssima 16/10/2014

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, estendendo-se desde as vértebras lombares até a sola do . Isso dá uma ideia de como as dores nesse nervo em particular podem ser incômodas – e não são raros os casos de pessoas que sofrem esse desconforto.

nervo-ciático

Como o nervo ciático é o maior do corpo humano, as dores são intensas. Foto: iStock, Getty Images

Por que tenho dor no nervo ciático?

Diversas podem ser as causas que geram essa dor, e elas vão desde lesões nas vértebras lombares – aquelas que ficam na parte baixa das costas -, até inflamações dos nervos ou contraturas dos músculos que ficam na zona pela qual ele passa. Pessoas que sofrem de osteoporose ou artrite, fumantes ou quem costuma carregar diariamente objetos pesados são os indivíduos mais propensos a sentir as dores no nervo ciático.

Você suspeita que está com essa dor, mas não tem certeza? Então atente para os seguintes sintomas: formigamento leve nos pés, sensação de agulhadas, espasmos ou ardor na zona em que o nervo ciático passa, sensação de choque elétrico nas pernas e dor tão severa que causa bastante dificuldade até mesmo para caminhar.

Diante de uma situação como essa, é possível que você pense logo em procurar um médico. E isso é, de fato, o mais recomendado, caso os sintomas estejam agudos e intenso, e essas dores atrapalhem a sua rotina. Mas se você prefere tentar, antes, métodos naturais, experimente essas receitas caseiras que separamos para você.

Veja como aliviar a dor no nervo ciático

Suco de batata

Pesquisas indicam que o suco da batata pode ser bastante eficaz para fazer as cores no nervo ciático acalmarem. É possível misturá-lo com suco de cenoura, por exemplo, que também traz diversos benefícios ao organismo humano. A ideia é que você consuma aproximadamente 250ml desse suco, todos os dias.

Água

Beber muita água é fundamental para quem quer levar uma vida saudável. No caso de dores lombares relacionadas ao nervo ciático, ela ajuda estimulando a circulação do sangue e ajudando a aliviar o desconforto.

Alho

O alho possui diversas propriedades que têm efeito positivo na saúde das pessoas. Ele é eficaz porque mantém o sangue quente, auxiliando a circulação e aliviando todo o tipo de dores, inclusive as relacionadas ao maior dos nossos nervos.

nervo-ciatico

O alho é um analgésico natural, bom para aliviar qualquer dor. Foto: iStock, Getty Images

Uma boa ideia é fazer o chamado leite de alho. Para isso, pique dois dentes de alho dentro de meio copo de leite, e beba essa mistura duas vezes ao dia. Os resultados provavelmente aparecerão dentro de uma semana.

É importante, porém, que você não utilize essa receita se estiver tomando remédios anticoagulantes ou se tem problemas de úlceras. Nesses casos, o mais indicado é procurar auxílio médico.

Rabanete

Uma pomada feita de rabanete pode ser extremamente benéfica para aliviar as dores no nervo ciático. Você deve picar o rabanete fresco e aplicá-lo como pomada diretamente sobre a fonte da dor, mantendo-o ali por no mínimo uma hora, todos os dias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!