Receitas

Que tal uma lasanha sem glúten para o almoço? Veja como fazer

Por Redação Doutíssima 19/11/2014

Quem optou pela dieta sem glúten, seja por estratégia de emagrecimento ou por necessidade, não precisa banir da mesa todas as delícias da gastronomia – como uma boa lasanha. Gostou da ideia? É possível fazer uma lasanha sem glúten tão saborosa quanto a receita tradicional.

lasanha-sem-glúten

Massa da lasanha pode ser preparada de forma saudável. Foto: iStock, Getty Images

Escolhemos duas receitas muito simples de massas sem essa proteína, que é prejudicial para quem sofre de doença celíaca ou para quem quer emagrecer, que rendem uma saborosa lasanha. Depois, é só caprichar na criatividade para o recheio.

Massa para lasanha sem glúten com panquecas

Ingredientes:

1 copo de 250 ml com maisena

2 ovos

1 copo de 250 ml de leite –se desejar, pode fazer com leite sem lactose

Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns instantes até a massa ficar bem homogênea. Para conseguir que as panquecas fiquem todas de tamanhos semelhantes, use um pires ou uma concha pequena para medir a quantidade que será colocada na frigideira.

Use uma panela antiaderente e, se necessário, um fio de óleo para fritar a massa. Coloque a medida de massa na frigideira, em fogo baixo. Tampe por alguns instantes. Vire a massa e deixe dourar um pouquinho.

A panqueca não deve ficar nem muito fina, que quebre ao virar, nem muito grossa, que fique crua por dentro. Vá colocando todas as massas em um recipiente para a montagem da lasanha sem glúten.

Massa de lasanha sem glúten com farinha especial

Ingredientes para preparar a farinha:

Para a farinha preparada, você deve misturar bem 3 xícaras de chá de farinha de arroz, ½ xícara de chá de polvilho doce e 1 xícara de chá de fécula de batata. Esse preparado rende cerca de 500 gramas de farinha.

Ingredientes para a massa de lasanha sem glúten:

500 gramas da farinha preparada

5 ovos

5 colheres de sopa de azeite (pode ser o de oliva ou o de sua preferência)

Água para dar liga da massa.

Modo de Preparo:

Coloque a farinha em uma bacia, acrescente os ovos e o azeite. Comece a misturar e vá acrescentando a água para dar o ponto. Sove bem. Quando a massa não grudar mais nas mãos e estiver em consistência firme, separe-a em partes e coloque sobre uma superfície polvilhada com a farinha preparada. Abra com um rolo e corte os retângulos.

Coloque no fogo uma panela de água com um fio de azeite e um pouquinho de sal. Com a água fervendo, ponha as massas e mexa com cuidado para não grudarem. Ferva por mais ou menos 1 minuto. Retire do fogo e parta para a montagem da lasanha sem glúten.

Sugestão de recheio

Para o tradicional recheio bolonhesa da lasanha sem glúten, refogue a carne moída com cebola, alho e sal e acrescente o molho de tomate. Faça também um molho branco ou use requeijão para intercalar nas camadas.

Aí coloque uma camada de massa, outra com o molho bolonhesa e o requeijão e uma camada de queijo mussarela e vá repetindo a operação. Por fim, cubra a última camada de recheio com a massa e, sobre ela, coloque o molho branco ou requeijão e fatias de queijo. Leve ao forno médio pré-aquecido até gratinar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


Sites parceiros