Remédios Caseiros

Confira os melhores remédios caseiros para tratar a pele com sardas

Por Redação Doutíssima 08/12/2014

Pessoas de pele muito clara comumente apresentam uma característica que para uns é charme, mas para outros é incômodo: as sardas. Elas nada mais são do que pequenos pontos marrons causados pelo aumento da melanina e ativados pelo sol.

sardas

Métodos caseiros e naturais ajudam a prevenir e clarear as sardas. Foto: iStock, Getty Images

Elas aparecem, principalmente, no rosto, nos ombros e no colo. As sardas também ocorrem em função de fatores genéticos, como é o caso das pessoas ruivas que, além dos pelos e cabelos alaranjados e da pele clara, apresentam sardas por todo corpo.

 

Embora sejam vistas por grande parte das pessoas como um artifício de beleza, existem os que não simpatizam com suas sardas, considerando-as marcas que simbolizam exatamente o contrário. Para esses, há tratamentos estéticos a laser que realizam a remoção das manchas, porém, seu custo é bastante elevado. Se você é uma dessas pessoas, confira algumas dicas caseiras para combater e prevenir as sardas.

 

Cuide-se e evite as sardas

 

O principal cuidado que deve-se ter para evitar as sardas é com a exposição ao sol, já que é ele que ativa a melanina responsável pelo aparecimento dessas manchas tão particulares. Portanto, proteja-se com chapéu, boné, filtro solar etc. Confira algumas dicas caseiras também:

 

– Utilize compressas de cebola crua e ralada sobre a pele com as manchas ou utilize o suco da cebola

 

– Diariamente, beba três xícaras de suco de cenoura com pimentão. Utilize um pimentão para duas cenouras

 

– Faça um suco com as folhas e a raiz da salsa. Aplique sobre as manchas e massageie

 

– Amasse um figo e esfregue-o sobre a pele, delicadamente

 

– O mamão é uma ótima pomada natural para as sardas. Aplique-o sobre o local desejado, massageie e deixe agir por 30 minutos

 

– Aplique sobre a pele com sardas chá de acariçoba, massageie e enxágue em seguida

 

– Fonte de vitamina C, que ajuda a clarear bastante as manchas, o limão é uma ótima opção. Se utilizado frequentemente, elas inclusive podem ser eliminadas. Misture suco de limão com um pouco de água e aplique com um algodão sobre os locais afetados. Faça diariamente, várias vezes ao dia. Mas atenção: jamais exponha-se ao sol com algum vestígio de limão na pele, pois isso vai causar manchas difíceis de remover.

 

Receita caseira para diminuir as sardas

 

Além de todas essas dicas rápidas e fáceis para combater as sardas, veja, abaixo, uma ótima opção caseira para removê-las da pele. Trata-se de uma máscara à base de pepino, que contém propriedades clarificantes. Utilize periodicamente para diminuir a aparência das manchas.

 

Ingredientes:

 

– 1 pepino

– ½ copo de água

– 1 colher de chá de azeite

– 1 colher de chá de farinha de trigo

– 1 colher de chá de amido de milho

 

Modo de Preparo:

 

Descasque o pepino, bata-o no liquidificador com a água e coe em seguida. Em um recipiente, misture esse suco com o azeite, a farinha de trigo e o amido de milho, até que fique homogêneo. Aplique em todo o rosto antes de dormir, mantendo durante toda a noite. Pela manhã, ao acordar, remova a máscara com água fria.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!