Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para dar mais energia

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

Se você já acorda cansado, as poucas horas de sono podem não ser a única razão. Os tipos e as quantidades de alimentos que consumimos também desempenham um papel importante em nossos níveis de energia. Na verdade, os alimentos ricos em gordura e calorias podem deixar você sentir-se cansado, uma vez que requerem mais energia para serem digeridos.

mais-energia

Receitas naturais e caseiras são solução para dar mais energia no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Preste atenção na alimentação e tenha mais energia

Se você está acostumado a sentir uma queda brusca na energia após o meio do dia, é bem provável que você não esteja fazendo as escolhas mais inteligentes durante o almoço. A primeira medida é mudar os hábitos alimentares.

Você deve achar que abusar do café é melhor e mais fácil, mas esse hábito, quando exagerado, pode ter efeitos colaterais indesejados. Há outras maneiras de obter mais energia sem que você perca em outros aspectos.

Dicas caseiras para ter mais energia no dia a dia

Magnésio

O magnésio é necessário para a produção de energia, e uma deficiência nesse nutriente pode provocar sintomas como fadiga e fraqueza. Baixos níveis de magnésio aumentam a necessidade de usar oxigênio e energia para usar as funções mais simples.

Por isso, comece a consumir mais vegetais, sementes, nozes e grãos integrais, para ter uma dose ideal deste mineral. Além disso, verifique com seu médico para ver se os seus níveis de magnésio são adequados ou se é necessário o use de algum tipo de suplemento.

Água

O nosso corpo não pode funcionar sem água. Por isso, se você estiver ligeiramente desidratado, isso pode reduzir seus níveis de energia e deixá-lo mais cansado.Não se esqueça de beber pelo menos oito copos de água por dia. Esta recomendação é uma referência para a sua ingestão de água, que pode ser diferente com base em seus hábitos, do clima onde você vive ou o seu estado de saúde.

Cafeína

Muitas pessoas dependem do seu café da manhã para começar o dia com mais energia. Isso porque o café contém cafeína, uma substância natural encontrada em muitas plantas e um conhecido estimulante e energizante instantâneo. Beber café ou outras bebidas que contém cafeína é uma maneira fácil de ter energia a curto prazo, no entanto, não é sempre e não é uma alternativa para todos.

O excesso de cafeína pode causar sintomas desconfortáveis ​​ou mesmo perigosos, tais como ansiedade, depressão, náuseas, insônia e micção frequente. Com isso, as pessoas com problemas cardíacos, digestivos e mulheres grávidas ou que estão amamentando devem evitar cafeína. Mas se você não tem o costume de beber muito café, ele pode ser uma solução rápida para ter mais energia.

Centella asiática

Outro remédio para proporcionar mais energia é a centella asiática, uma erva amarga que que possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, ela ajuda a melhorar o fluxo de sangue do corpo, o que pode dar uma sensação de aumento de energia e menos fadiga.

A centella asiática também é usada no tratamento de algumas doenças mentais, associadas com a idade avançada, porque ajuda a regular o uso de oxigênio no cérebro, levando a um melhor foco e concentração para pessoas de todas as idades.